Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Sueli de Souza | - |
dc.contributor.author | Costa, Diana de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Diana de Oliveira. O espaço da afetividade no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. 2015. vi, 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia ressalta a afetividade no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. O trabalho pretende contribuir e ampliar a reflexão sobre a afetividade e a interação entre crianças com necessidades educacionais especiais, seus colegas e professores. Tem como principal objetivo verificar e analisar, no contexto pedagógico de uma escola de educação inclusiva, do Ensino Fundamental, como se dá o desenvolvimento e expressão da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem desses alunos. O trabalho foi realizado com base na metodologia qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo com seis professores que atuam ou já atuaram com crianças com deficiência. A intenção foi verificar como os professores têm compreendido e trabalhado a questão da afetividade no contexto escolar inclusivo e, paralelo ao tema principal, como têm percebido a interação deles próprios e das crianças com alunos com deficiência. Os resultados demonstraram que existem várias falhas no processo, e alguns desafios a serem enfrentados, entretanto, por meio de um trabalho comprometido com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, utilizando metodologias adequadas, exercitando a afetividade e estimulando-a entre os alunos, os professores demonstram que é possível contribuir para uma educação inclusiva com mais qualidade, especialmente, tendo a afetividade como pano de fundo que deve perpassar o cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.title | O espaço da afetividade no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-04T12:23:28Z | - |
dc.date.available | 2017-01-04T12:23:28Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15428 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|