Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Prazeres, Sandra Mary Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Dalvanice Santana | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Dalvanice Santana. A atuação e formação de professores: pensando a educação inclusiva. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo teve por objetivo analisar o papel do professor no processo de ensino aprendizagem de alunos com desenvolvimento atípico no contexto da educação infantil inclusiva. Para alcançar o que foi proposto, optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, a fim de entender como os professores e pais percebem o processo de inclusão. Como instrumentos foram utilizados entrevista semi-estruturada e questionário. Participaram do estudo quatro profissionais que trabalham na referida escola e uma mãe de aluno. O estudo foi desenvolvido em uma escola particular de Educação Infantil. Os resultados mostraram que incluir é possível, contudo, há necessidade de preparação tanto da escola, como dos professores e dos pais para que o processo se efetive com sucesso. Demonstrou ainda que muitos desafios e dificuldades como a falta de apoio dos pais, a necessidade de um professor de apoio, a escassez de formação continuada na área da inclusão e a imposição de limites se fazem presentes e se constituem em obstáculos a serem superados. Além de, nas entrelinhas, mostrar que para a mãe de um aluno com Síndrome de Down, o papel do professor é promover avanços em todos os alunos e organizar-se a fim de criar condições para oferecer atendimento individualizado àqueles que possuem dificuldades de aprendizado, especialmente os alunos em situação de inclusão. De modo geral, seu papel é promover aprendizado de todos, sem distinção. Abriu caminhos para o entendimento que para se empreender ações que auxiliam na implantação da inclusão é necessária boa vontade. Concluindo que são necessárias várias ações para que o processo de inclusão tenha êxito, como um maior envolvimento de profissionais de todas as áreas e especificamente na Educação Infantil, por ser um dos objetos desse estudo, seja se capacitando ou fazendo a diferença na vida de seus alunos que é o seu papel em todo esse processo que envolve ensino, aprendizagem, interação e, sobretudo, respeito às diferenças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.title | A atuação e formação de professores : pensando a educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-04T12:02:04Z | - |
dc.date.available | 2017-01-04T12:02:04Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15425 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to analyze the teacher's role in teaching learning process of students with atypical development in the context of inclusive early childhood education. To achieve what was proposed, it was decided by a qualitative research in order to understand how teachers and parents realize the process of inclusion. As instruments were used semi-structured interview and questionnaire. The study included four professionals working in this school and a student's mother. The study was conducted in a private school in early childhood education. The results showed that it is possible to include, however, no need to prepare both the school as teachers and parents so that the process is successfully efetive. It has also shown that many challenges and difficulties such as lack of parental support, the need for a support teacher, the shortage of continuing education in the field of inclusion and the imposition of limits are made if and gifts are obstacles to overcome. Besides, between the lines, show that to the mother of a student with Down Syndrome, teacher's role is to promote advances in all students and to organize themselves in order to create conditions to provide individualized care to those with learning difficulties, especially students in inclusion situation. Generally, their role is to promote learning for all without distinction. Paved the way for understanding that to take action to assist in the implementation of inclusion is necessary goodwill. Concluding that it takes several actions for the inclusion process to succeed, with a greater involvement of professionals from all areas and specifically in early childhood education, as one of the objects of this study, it is enabling or making a difference in the lives of their students that it is their role in this whole process that involves teaching, learning, interaction, and above all, respect for differences. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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