Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Viana, Maria Tereza Barros | - |
dc.contributor.author | Santos, Flaviana Alves Rodrigues dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Flaviana Alves Rodrigues dos. Análise da importância da família no desenvolvimento e na aprendizagem da criança com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2015. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a família como um dos principais contextos do desenvolvimento da criança, o objetivo desta pesquisa foi analisar a importância da família no processo de desenvolvimento e na aprendizagem da criança com TDAH. Esta é uma pesquisaqualitativa, delineada sobargumentos teóricos e descritivos. Inicialmente, debate-se as necessidades educacionais especiais e o TDAH. Em seguida, analisa-se a contextualização do desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural de Vigotsky, relacionando-os com TDAH e inclusão escolar. Por fim, abordou-se a família como principal contexto do desenvolvimento e sua importância na formação do indivíduo com TDAH.Napresente pesquisa, os professores relataram problemas de atenção na maioria das crianças, além de problemas comportamentais, problemas de aprendizagem e problemas familiares que podem interferir na aprendizagem das crianças. Os pais relataram problemas de aprendizagem, presença de hábitos orais deletérios que podem representar problemas psicológicos associados, além de alterações de sono e de comportamento. Ambos relataram a participação ativa da maioria dos pais na vida escolar das crianças. Devido ao grande número de crianças quefazem o uso de medicamento para o transtornosem a realização deoutro tratamento, destaca-se a necessidade de um acompanhamento multiprofissionalpara a criança e para a sua família.Sendo assim,com base nos dados observados, pode-seafirmar a importância de um trabalho direcionado à orientação dos pais e uma capacitação aos professores sobre o TDAH e suas possibilidades de tratamento. Para tanto, ressaltamos a necessidade de um estreitamento de laços entre a saúde e a educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise da importância da família no desenvolvimento e na aprendizagem da criança com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-04T11:58:58Z | - |
dc.date.available | 2017-01-04T11:58:58Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15424 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|