Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15423
| Título: | O papel da APAE frente à inclusão de estudantes com deficiência na rede pública de ensino em Carinhanha-BA |
| Autor(es): | Castro, Fátima Maria de |
| Orientador(es): | Fernandes Neto, Erivaldo |
| Assunto: | Educação especial Inclusão escolar Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Educação inclusiva |
| Data de apresentação: | 2015 |
| Data de publicação: | 4-Jan-2017 |
| Referência: | CASTRO, Fátima Maria de. O papel da APAE frente à inclusão de estudantes com deficiência na rede pública de ensino em Carinhanha-BA. 2015. 47 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
| Resumo: | O objetivo do presente trabalho é analisar o serviço de educação especial ofertado pela organização da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), inserido no processo de educação inclusiva como auxiliar da rede pública de ensino, verificando as dificuldades e barreiras encontradas na transição da escola especial para a escola regular. A partir de parâmetros teóricos a pesquisa foi realizada em duas instituições: A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Carinhanha- Apae e uma instituição pública de ensino de Carinhanha, tendo por referencial a legislação atual fundada em princípios de cidadania, e com a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. A pesquisa foi determinada em três eixos principais, que são: 1. Socialização; 2. Acessibilidade; 3 Aprendizagem. Tendo por público alvo o estudante com deficiência intelectual. |
| Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
| Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons