Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EdilaineCristinaVenancioLopesDaSilva_tcc.pdf675,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios do professor no processo de ensino-aprendizagem do aluno autista no ensino regular
Autor(es): Silva, Edilaine Cristina Venâncio Lopes da
Orientador(es): Silva, Simone Cerqueira da
Assunto: Autismo em crianças
Educação de crianças
Professores de educação especial
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: SILVA, Edilaine Cristina Venâncio Lopes da. Desafios do professor no processo de ensino-aprendizagem do aluno autista no ensino regular. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar o desafio que o professor de educação infantil enfrenta em relação ao aluno autista a fim de compreender a respeito de como trabalhar com esse aluno, identificando suas necessidades e suas limitações de modo a promover uma educação que realmente seja inclusiva. Refletindo no atendimento do aluno autista nas instituições infantis da rede conveniada de Ipatinga, o estudo aqui proposto teve como objetivo descrever e analisar os desafios do professor da Educação Infantil no processo de ensino aprendizagem dos alunos com Autismo no ensino regular. Estamos cientes que o ser humano é um ser ativo e que dispõe de uma competência cognitiva que lhe permite ser construtor do seu próprio conhecimento. A metodologia utilizada para a execução deste estudo teve como fundamentação uma abordagem qualitativa de pesquisa através de uma entrevista semiestruturada uma aplicação de questionário com duas professoras atuantes na Educação Infantil, sendo uma professora da sala de recurso no período da tarde e professora regente da turma de maternal três pela manhã, e a outra professora regente do quinto ano pela manhã, regente à tarde da turma de maternal três da educação infantil. O contexto da pesquisa ocorreu em uma instituição de educação infantil conveniada a prefeitura de Ipatinga na zona de periferia da cidade. Para elaborar este estudo utilizou-se como base, o método qualitativo de investigação, que se constituiu em um estudo de caso. Os estudos mostraram que o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno autista ocorre de maneira diferenciada e que cabe ao educador respeitar as necessidades do aluno lembrando sempre que ele aprende dentro das suas limitações e dentro do seu tempo e o educador é o mediador desse processo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons