Título: | A educação inclusiva na perspectiva dos professores de Carinhanha : entre desafios e possibilidades |
Autor(es): | Reis, Francilaura Carvalho |
Orientador(es): | Gonzaga, Elen de Sousa |
Assunto: | Educação inclusiva Professores de educação especial Estudantes com necessidades educativas especiais Pessoas com deficiência - educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 4-Jan-2017 |
Referência: | REIS, Francilaura Carvalho. A educação inclusiva na perspectiva dos professores de Carinhanha: entre desafios e possibilidades. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar as dificuldades encontradas pelos professores com a inclusão escolar de alunos com deficiência inseridos em sala de aula regular nas escolas da sede e zona rural do Município de Carinhanha, Bahia. Para que os professores possam atender com qualidade os alunos com deficiência da sala de aula regular é necessáriaareflexão sobre tais dificuldades tentando assim encontrar soluções cabíveis para umapossível efetivação do processo de inclusão. Assim, objetiva-se analisar as dificuldades do professor com os alunos com deficiência no ambiente escolar e destacar estratégias que possam contribuir para amenizar ou até mesmo sanar tais dificuldades. Para isso, foram utilizadas a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Os dados coletados foram submetidos a uma análise qualitativa, utilizando-secomo instrumento de pesquisa um questionário com questões abertas, aplicadoa um grupo de professoras da rede municipal de Carinhanha, Bahia. As questões norteadoras do estudo focalizaram as concepções das professoras sobre educação inclusiva, os fatores que dificultam e os que favorecem a sua real efetivação. Este estudo confirma que são muitas as dificuldades dos professores perante o processo de inclusão e que também existem diversas técnicas pedagógicas capazes de contribuir de forma efetiva no processo da inclusão. De acordo com as respostas que foram analisadas, é preciso que haja cursos de capacitação, adaptações para uma melhor acessibilidade, recursos pedagógicos apropriados, metodologias diferenciadas, acessibilidade, bem como a participação da família. |
Abstract: | The present study aims to analyze the difficulties faced by teachers with school inclusion of students with disabilities inserted in a regular classroom at urban and rural area schools from the municipality of Carinhanha, Bahia. So that teachers can serve with quality students with disabilities in regular classrooms, it is necessary to reflect on these difficulties in order to try to find appropriate solutions to a possible realization of the inclusion process. Therefore, the objective is to analyze the teacher’s difficulties with students with disabilities in the school environment and highlight strategies that can help to alleviate or even solve these difficulties. For this, literature review and field research were used. The collected data were subjected to qualitative analysis, using as research instrument a questionnaire with open questions, applied to a group of municipal teachers from Carinhanha, Bahia. The guiding questions of the study focus on the conceptions of teachers on inclusive education, factors that hinder and promote their real effectiveness. This study confirms that there are many difficulties of teachers to the process of inclusion and there are also various pedagogical techniques capable of contributing effectively in the inclusion process.According to the answers that were analyzed, there needs to be training courses, adaptations for better accessibility, appropriate teaching resources, different methodologies, accessibility, and family involvement. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|