Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15419
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ConcelitaDaConceicaoPessoa_MarciaNeyPessoa_tcc.pdf538,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: De escola rural para escola do campo : caminhos para reabertura de uma escola rural nos princípios da educação do campo
Autor(es): Pessoa, Concelita da Conceição
Pessoa, Márcia Ney
Orientador(es): Bittencourt, Márcia Mariana
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Diversidade na EJA - Educação do Campo
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Escola rural
Educação do campo
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: PESSOA, Concelita da Conceição; PESSOA, Márcia Ney. De escola rural para escola do campo: caminhos para reabertura de uma escola rural nos princípios da educação do campo. 2015. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho trata da mudança de uma escola rural em uma escola do campo e tem como objetivo propor a reativação de uma escola na área rural, nos princípios da Educação do Campo. Para se chegar a essa reabertura, recorre-se a políticas públicas federais e a parcerias diversas. Propõe-se que a escola seja o espaço privilegiado de disseminação de práticas voltadas para a autonomia e para a conscientização dos estudantes para lutar pelos seus direitos. A fim de se observarem os resultados desse processo, dialogamos com autores que tratam da Educação do Campo e de seus princípios.
Abstract: This paper tackles the change of a rural school in a school of the field and aims to propose the opening of a school in the rural area in the principles of the Education of the Field. To achieve this reopening, we resort to federal public policies and several partnerships. The school that is proposed is a privileged space for dissemination of practices for autonomy and awareness of students to fight for their rights. In order to observe the results of this process, we dialogue with authors who deal with the Education of the Field and its principles.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons