Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15418
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JanyGoncalvesNeryRodrigues_tcc.pdf452,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação nas prisões : a relação dos conteúdos com a vida da pessoa privada de liberdade : histórias libertadoras
Autor(es): Rodrigues, Jany Gonçalves Nery
Orientador(es): Pereira, Maria Luíza Pinho
Coorientador(es): Cabral, Silvia Helena da Silva
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Cidadania e Associativismo - Cidadania/Emancipação
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Presidiários
Prisioneiros - educação
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: RODRIGUES, Jany Gonçalves Nery. A educação nas prisões: a relação dos conteúdos com a vida da pessoa privada de liberdade: histórias libertadoras. 2015. [33] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local analisa o âmbito de estudo de uma pesquisa junto aos educando apenados, aos coordenadores e educadores. Processo de Humanização, desenvolvido no presídio Feminino do Distrito Federal-Colmeia, com o objetivo de verificar qual a percepção que as mesmas têm da prática educativa como possibilidade de (re) inserção no mundo do trabalho, durante a prisão e quando do retorno ao convívio social. Neste sentido fez-se uma revisão da literatura, abordando-se a pena em uma perspectiva conceitual histórica. Apresentadas de forma contextualizada os principais fundamentos legais sobre Educação e Trabalho contidos na Lei de Execução penal e Constituição Federal. Posteriormente, descreveu-se sobre o tema trabalho e educação como fatores (re) inserção social dos apenados. Foi realizado um breve relato sobre a evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos, destacando a forma como se desenvolve o processo no Brasil atualmente, considerando os pressupostos teóricos que a norteia no universo dos ambientes prisionais, junto aos apenados, caminhos e soluções que promovam a redução dos índices de reincidência e exclusão, observando os direitos legais humanitários. Assim, foram levando os aspectos que envolvem as atividades educacionais, sob a ótica dos coordenadores, educadores e dos apenados a maioria reincidentes, descrevendo-se, em seguida, situações vivenciadas, e exemplos da participação comunitária no processo em estudo. Conclui-se pela compreensão de que a educação é percebida pelos apenados a maioria reincidentes, coordenadores e educadores como um dos fatores facilitadores da (re) inserção social, capaz de propiciar condições mínimas de autonomia e de possibilidade de retorno ao convívio social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em em Educação de Jovens e Adultos, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons