Título: | Uso das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de língua portuguesa para o público da EJA : novas formas de ensinar e aprender |
Autor(es): | Dickel, Silvana Maria Mattia |
Orientador(es): | Pulita, Edemir José |
Coorientador(es): | Rehem, Indira Vanessa Pereira |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - TIC e Sujeitos da EJA |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Tecnologia na educação Tecnologia da informação e comunicação Língua portuguesa - estudo e ensino |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 4-Jan-2017 |
Referência: | DICKEL, Silvana Maria Mattia. Uso das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de língua portuguesa para o público da EJA: novas formas de ensinar e aprender. 2015. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este Projeto de Intervenção Local – PIL tem por objetivo analisar a integração das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Língua Portuguesa na EJA como potencializadoras de novas formas de ensinar e aprender. O público ao qual se destina são os alunos do Centro de Ensino Fundamental 1 do Paranoá. Esta escola dispõe de espaços privilegiados para que se façam intervenções por meio de projetos diferenciados. A comunidade é formada por adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria com renda média abaixo das outras cidades do Distrito Federal. Outra característica apresentada por este grupo de alunos é que todos eles possuem um aparelho celular para se comunicar, o que os torna alvo de uma intervenção relacionada às tecnologias educacionais, já que de alguma forma possuem acesso à grande rede de informação tecnológica, mas não fazem uso pedagógico da mesma. Entre os problemas observados destacam-se a desmotivação, a baixa aprendizagem, a repetência e a evasão escolar. Nesta situação, optou-se pelo uso de tecnologias de informação e comunicação para desenvolver o interesse dos alunos nas aulas e assim reduzir os baixos índices avaliativos. Para a execução do PIL, inicialmente foi apresentada a proposta aos alunos para que opinassem sobre o uso de tecnologias em sala de aula. O segundo passo foi apresentar o projeto para a direção e coordenação que aceitou colaborar com o que fosse necessário. Vencidas estas etapas, foram definidas as datas de início e desenvolvimento das atividades. Como culminância do Projeto, haverá a apresentação das Memórias Literárias, com o tema “Meu Amigo Inesquecível”, no formato de livro, que será apresentado na escola com a presença dos parceiros e familiares dos alunos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase Na Educação de Jovens e Adultos, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|