Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15417
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SilvanaMariaMattiaDickel_tcc.pdf2,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de língua portuguesa para o público da EJA : novas formas de ensinar e aprender
Autor(es): Dickel, Silvana Maria Mattia
Orientador(es): Pulita, Edemir José
Coorientador(es): Rehem, Indira Vanessa Pereira
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - TIC e Sujeitos da EJA
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologia na educação
Tecnologia da informação e comunicação
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: DICKEL, Silvana Maria Mattia. Uso das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de língua portuguesa para o público da EJA: novas formas de ensinar e aprender. 2015. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local – PIL tem por objetivo analisar a integração das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Língua Portuguesa na EJA como potencializadoras de novas formas de ensinar e aprender. O público ao qual se destina são os alunos do Centro de Ensino Fundamental 1 do Paranoá. Esta escola dispõe de espaços privilegiados para que se façam intervenções por meio de projetos diferenciados. A comunidade é formada por adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria com renda média abaixo das outras cidades do Distrito Federal. Outra característica apresentada por este grupo de alunos é que todos eles possuem um aparelho celular para se comunicar, o que os torna alvo de uma intervenção relacionada às tecnologias educacionais, já que de alguma forma possuem acesso à grande rede de informação tecnológica, mas não fazem uso pedagógico da mesma. Entre os problemas observados destacam-se a desmotivação, a baixa aprendizagem, a repetência e a evasão escolar. Nesta situação, optou-se pelo uso de tecnologias de informação e comunicação para desenvolver o interesse dos alunos nas aulas e assim reduzir os baixos índices avaliativos. Para a execução do PIL, inicialmente foi apresentada a proposta aos alunos para que opinassem sobre o uso de tecnologias em sala de aula. O segundo passo foi apresentar o projeto para a direção e coordenação que aceitou colaborar com o que fosse necessário. Vencidas estas etapas, foram definidas as datas de início e desenvolvimento das atividades. Como culminância do Projeto, haverá a apresentação das Memórias Literárias, com o tema “Meu Amigo Inesquecível”, no formato de livro, que será apresentado na escola com a presença dos parceiros e familiares dos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase Na Educação de Jovens e Adultos, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons