Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rengifo Herrera, Francisco José | - |
dc.contributor.author | Valadares, Taynáh Barbosa | - |
dc.identifier.citation | VALADARES, Taynáh Barbosa. Narrativas de professores sobre o papel da educação continuada. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares tem sido alvo de grandes discussões, uma vez que a maioria das escolas regulares não estão preparadas para receber uma classe tão heterogênea. São vários os problemas, desde estrutura física, material didático e a preparação dos profissionais. Diante deste contexto, este trabalho teve por objetivo analisar as narrativas de professores sobre o papel da educação continuada nas práticas pedagógicas que envolvem processos inclusivos. Da mesma forma o trabalho tem como intenção fazer uma reflexão sobre a importância da formação continuada para uma prática pedagógica aperfeiçoada. Para tanto, o estudo foi desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino do município de Arinos-MG. Participaram deste estudo duas professoras. Trata-se de um estudo qualitativo que adotou como técnica de pesquisa a entrevista com roteiro semiestruturado. Os resultados obtidos mostraram que as participantes apresentam dificuldades em adequar os métodos de ensino, fazer adaptações curriculares e adaptar instrumentos de avaliação de acordo com as necessidades individuais educacionais de cada aluno, devido à falta de formação continuada. Consideramos possível pensar que as participantes possuem disposição para realizar cursos de formação, porém de acordo com suas falas os mesmos não são disponibilizados. Faz-se possível afirmar que as participantes não estão informadas a cerca dos cursos, uma vez que o MEC em parceria com as universidades ofertam cursos que podem proporcionar a formação continuada das docentes. Diante destes dados é possível concluir a grande importância da formação continuada, uma vez que esta promove a reflexão e construção da prática pedagógica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial | pt_BR |
dc.title | Narrativas de professores sobre o papel da educação continuada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-03T13:38:00Z | - |
dc.date.available | 2017-01-03T13:38:00Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15409 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|