Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarlosAlbertoPereiradeMatos_tcc.pdf631,86 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAires, Carmenísia Jacobina-
dc.contributor.authorMatos, Carlos Alberto Pereira de-
dc.identifier.citationMATOS, Carlos Alberto Pereira de. Modelagem matemática na EJA. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto apresenta os múltiplos aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática como alternativa metodológica. Para isso, o projeto apoia-se nos princípios defendidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sob a perspectiva da Educação, diversidade, cidadania e mundo do trabalho. O tema escolhido para elaborar o Projeto de Intervenção Local surgiu da necessidade dos estudantes do terceiro período do segundo segmento da EJA em resolver a situação-problema sobre o consumo de energia dos aparelhos eletrodomésticos e economizar na conta de luz, e assim, explorar os conceitos matemáticos e propiciar o desenvolvimento de capacidades como observação, análise, interpretação e validação de dados. Além de tornar a casa do aluno uma extensão da sala de aula, através da pesquisa de campo e coleta de dados, a Modelagem promove um ambiente estimulante de ensino mobilizando o potencial criativo dos estudantes. Dessa forma, acredita-se que a proposta permite ao estudante utilizar a modelagem matemática como uma ferramenta para compreender os conceitos matemáticos e para resolver problemas cotidianos de diversas áreas do conhecimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.titleModelagem matemática na EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-03T12:31:13Z-
dc.date.available2017-01-03T12:31:13Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15397-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This project presents the multiple aspects favored by the Mathematical Modeling as a methodological alternative. For this, the project is based on the principles defended by the National Curriculum Parameters (PCN), from the perspective of education, diversity, citizenship and the world of work. The theme chosen for drawing up the Local Intervention Project arose from the need of the students of the third sentence of the second segment of the EJA to solve the problem situation on the energy consumption of electrical appliances and save on the electricity bill, and thus explore the concepts mathematical and provide capacity building as observation, analysis, interpretation and data validation. In addition to making the home of the student an extension of the classroom, through field research and data collection, the modeling promotes a stimulating educational environment mobilizing the creative potential of students. Thus, it is believed that the proposal allows students to use mathematical modeling as a tool to understand mathematical concepts and solve everyday problems from different areas of knowledge.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 1º Segmento : Ciências da Natureza - Matemáticapt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons