Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15393
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VivianeGalenoAlbuquerque_tcc.pdf422,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas pedagógicas : uma contribuição ao conhecimento e à aprendizagem de ciências na EJA
Autor(es): Albuquerque, Viviane Galeno
Orientador(es): Lopes, Ruth Gonçalves de Faria
Coorientador(es): Brandão, Lucia de Carvalho
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF: 2º Segmento : Experiêcias pedagógicas em EJA / Práticas Pedagógicas
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores - prática profissional
Práticas pedagógicas
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 3-Jan-2017
Referência: ALBUQUERQUE, Viviane Galeno. Práticas pedagógicas: uma contribuição ao conhecimento e à aprendizagem de ciências na EJA. 2015. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A prática pedagógica docente tem como principal objetivo a aprendizagem, por meio do entendimento para a elaboração do conhecimento. O educador tem o desafio de aprender a aprender sendo esta uma tarefa própria do ato educativo. O ato de aprender requer que se trabalhe intelectualmente por meio de processos que englobam conflitos, reflexões, retrocessos, novas reflexões e progresso. Assim surge à necessidade do educador se valer de práticas pedagógicas que tentem sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e se relacionam à singularidade da forma que cada indivíduo tem ao pensar. Essas dificuldades não se trata de um desvio, mas são um sinal de que algo não vai bem em sua relação com o ambiente ao qual o aluno está inserido. Nesse contexto, a escola passa a ter como responsabilidade a formação do indivíduo, com o desenvolvimento de um trabalho que se foque em seu papel para criar meios de competência e habilidades para a possível solução de problemas do educando de dificuldade de aprendizagem e de outras que permeiam também a sua vida fora do âmbito escolar. Por isso, a necessidade de uma intervenção focada em práticas pedagógicas inovadoras no âmbito escolar. Este trabalho se caracteriza com um PIL como relatório de uma experiência desenvolvida em uma escola, com professor e estudantes da EJA, focada no Ensino de Ciências.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons