Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BarbaradeLimaMoraes_tcc.pdf215,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mandonismo e poder paralelo
Autor(es): Morais, Bárbara de Lima
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Economia - história
Coronelismo
Mandonismo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: MORAIS, Bárbara de Lima. Mandonismo e poder paralelo. 2016. 33 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho propõe uma abordagem para compreender a relação entre o surgimento de mandonismo e poder paralelo com a ausência estatal, usando como exemplo uma comparação entre o coronelismo e a presença de milícias. Com base no arcabouço teórico de economia das instituições, define e diferencia o coronelismo, o mandonismo e o clientelismo, conceitos pouco conhecidos da ciência econômica. Além disso, também trabalha com o conceito de persistência institucional, identificando o mandonismo como uma instituição que perpassa a história do Brasil.
Abstract: This work suggests a way of thinking the relationship between mandonism, private power and state presence, with a comparison between coronelismo and milícias. There’s also the concepts of coronelismo, mandonismo and clientelismo, that are different ways that the private power assumes in the history of Brazil, showing how these structures persists in the political and economical spheres.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Economia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons