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2015_AlanaBorges_DivaneideJesus_RosileneBorges_FranciscoJunior_TalesSantos_tcc.pdf2,83 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBenício, Miliane Nogueira Magalhães-
dc.contributor.authorBorges, Alana Rose Farias-
dc.contributor.authorJesus, Divaneide de-
dc.contributor.authorBorges, Rosilene Lourenço Farias-
dc.contributor.authorBarros Júnior, Francisco Everton de Sousa-
dc.contributor.authorSantos, Tales Ramos Monteiro dos-
dc.identifier.citationBORGES, Alana Rose Farias et al. A evasão no Projovem urbano em Luziânia - GO. 2015. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente Projeto de Intervenção Local, A Evasão no Projovem Urbano em Luziânia, Goiás, foi construído a partir da problemática apresentada no Programa sediado na Escola Municipal Eleuza Aparecida de Paiva Neto, localizada na periferia da cidade, como um fenômeno que acontece por diversos motivos e que leva os jovens e adultos a interromperem os estudos, isto é, a evadirem. Diante dessa realidade corrente na Educação de Jovens e Adultos e, também, no Projovem Urbano, Programa que também integra essa modalidade de educação e partilha a mesma problemática de altos índices de evasão, este Projeto de Intervenção Local (PIL) configura-se como uma resposta teórico-prática de combate à evasão. Portanto, este PIL apresenta uma proposta pedagógica diferenciada como meio de viabilizar práticas pedagógicas capazes de transformar a escola e assim contribuir para que os alunos do Projovem Urbano concluam o ensino fundamental em conjunto com qualificação profissional. Para tanto, buscou-se ao longo de nove meses, 2014-2015, conhecer o perfil do público-alvo no Programa, planejar e desenvolver ações e estratégias a fim de diminuir as circunstâncias que levam os alunos a evadirem dentro de uma visão interdisciplinar com o objetivo de deixar as aulas e o ambiente escolar mais atrativo para que eles permaneçam até o final do Programa, conciliando os estudos e o trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.titleA evasão no Projovem urbano em Luziânia - GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-02T14:51:38Z-
dc.date.available2017-01-02T14:51:38Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15367-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoPereira, Maria Luiza Pinho-
dc.description.abstract1This local intervention project, Drop-out in Urban Projovem in Luziânia, Goiás, was developed from the problem experienced at the municipal school Eleuza Aparecida de Paiva Neto at the outskirts of the city, as a phenomenon which takes place for several reasons, and which leads young adults and adults to drop out of school, i.e., to evade. Within this present reality in the Education of Young Adults and Adults and also in the Urban Projovem, a program which integrates this modality of education and shares the same problems of high drop-out rates, this local intervention project (LIP) presents itself as a theoretical-practical answer to fight drop-out. Therefore, this LIP has a differentiated pedagogy, as a way to make viable the pedagogical practices which are able to transform school and thus contribute for the Projoven Urbano students to conclude primary school together with professional development. For that, we have tried, throughout nine months, from 2014 to 2015, to know the profile of the target students in the program in order to plan actions and strategies so as to lower the circumstances, which lead students to evade, within an interdisciplinary view leading to more attractive classes and school environment so that they keep in school while working.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 2º Segmento : Mundo do Trabalho e Educação Profissional - Projovempt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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