Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Florindo, Girlane Maria Ferreira | - |
dc.contributor.author | Sousa, Jailson Pereira | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Jailson Pereira. A superação das barreiras e preconceitos do estudante negro e do estudante com deficiência. 2015. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os projetos do Centro Educacional 06 de Taguatinga Norte foram planejados
objetivando agregar o aluno através das suas atividades intelectuais e de interação e
convivência com seus pares. Observamos enquanto professores e gestores a dificuldade
desses alunos de se relacionarem dentro do ambiente escolar, cuja dificuldade perpassa
pelo preconceito e a exclusão social. A equipe de docentes, a coordenação pedagógica e a
direção do Centro Educacional 06 buscaram uma atitude diferente de muitas escolas
públicas do Distrito Federal que ignoram a questão do preconceito e da exclusão social.
Buscou-se, portanto desconstruir uma educação oprimida, racista e discriminatória (Paulo
Freire, 1987), que muitas vezes é evidenciada dentro da escola, como reflexo de uma visão
social, a qual se reflete na conduta do professor e do aluno como sujeito desta realidade.
Com o advento dos projetos – Africanidade, Filosofia Solidária, Horta Solidária (Toca da
minhoca) – percebeu-se uma mudança significativa na relação professor – aluno e entre
esses e seus pares. Estas mudanças aconteceram na interação e na vivência do respeito
étnico- racial, do respeito às pessoas com necessidades específicas, da preservação do
espaço escolar, da valorização do trabalho coletivo, da consciência social e econômica e da
valorização do meio ambiente. Enquanto agente de promoção da cidadania e da formação,
nossa escola está se apropriando das políticas inclusivas buscando desmistificar o
preconceito e a exclusão social; assim cada projeto realizado constituiu-se numa sólida
vivência e construção da superação das barreiras e dos preconceitos sofridos pelas pessoas
negras e pelas pessoas com deficiência, bem como para os não negros e as pessoas sem
deficiência que podem ter sido protagonistas de preconceitos e exclusão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | A superação das barreiras e preconceitos do estudante negro e do estudante com deficiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T13:43:26Z | - |
dc.date.available | 2017-01-02T13:43:26Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15362 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | These projects Wansbeck North Educational Center 06 came for a reason to add
the student through their intellectual difficulties and joints of coexistence between peers.
Watched as teachers and managers the difficulty these students relate within the school
environment, is difficult moves through the prejudice and social exclusion. For a long time the
public schools of the Federal District ignored the issue of prejudice and social inclusion, thus
became general pedagogical education oppressed, racist and discriminatory (Paulo Freire,
1987). This problem is evident in adverse situations in society and especially within the
school, in which this is reflected in the conduct of the teacher and the student as the subject
of this reality. With the advent of the projects - Africanism, Philosophy Solidarity, Solidarity
Horta (catch the worm) - was noticed a significant change in the teacher - student and their
peers. These changes took place in the interaction, respect Ethnic - Racial, respect to people
with special needs, preservation of the school environment, valuation of collective work,
social and economic awareness and appreciation of the environment. The intervention of
inclusive policies that lead to demystify the prejudice and social exclusion is of paramount
responsibility of social institutions, an example of this school, which together with the family
form a stronger school community towards overcoming barriers and people's prejudices
Black and disabled people. | pt_BR |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Diversidade na EJA - Educação Inclusiva | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
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