Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15358
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KamyllaSantanaGuimaraes_tcc.pdf996,13 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBittencourt, Márcia Mariana-
dc.contributor.authorGuimarães, Kamylla Santana-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Kamylla Santana. Estratégias de leitura para desenvolver/estimular a habilidade de compreensão leitora junto à comunidade escolar. 2015. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente projeto interventivo foi trabalhar estratégias de leitura que o professor pode utilizar para desenvolver ou estimular a habilidade leitora dos estudantes, já que é notório que os estudantes estão apresentando muitas dificuldades para compreenderem até mesmo textos simples. Para tanto, teve-se como foco de observação e realização de momentos de formação um grupo de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do Distrito Federal. Considerando a importância que a compreensão assume na vida escolar, faz-se de extrema necessidade o ensino de estratégias que formem um leitor competente. Percebeu-se que, a maioria dos educadores não ensinava estratégias de leitura para seus educandos de forma intencional e sistematizada. Entretanto, depois do projeto, os educadores assumiram a posição de realizar intervenções dentro de sala de aula utilizando o conhecimento adquirido no momento de formação. Dessa forma, constata-se a necessidade de se trabalhar o tema com os professores para que os mesmos o façam em suas salas de aula. Sendo leitores competentes os estudantes da Educação de Jovens e Adultos terão mais oportunidades educacionais, sociais, culturais e políticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordCompreensão na leiturapt_BR
dc.titleEstratégias de leitura para desenvolver/estimular a habilidade de compreensão leitora junto à comunidade escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-02T13:02:48Z-
dc.date.available2017-01-02T13:02:48Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15358-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoMoura, Joelma de Oliveira-
dc.description.abstract1The aim of this project was to work interventionist reading strategies that teachers could use to encourage or develop the reading skill of students, since it is clear that students are presenting many difficulties to understand even simple texts. To do so, it had become a focus of observation and conducting training moments a group of teachers Education for Youth and Adults in a public school in the Federal District. Considering the importance that understanding takes in school life is made of dire need teaching strategies that form a competent player. It was noticed that most teachers did not teach reading strategies to their students intentionally and systematically. However, after the project took the position to access the inside of the classroom using the knowledge acquired at the time of formation. Thus, there has been the need to work the issue with the teachers so that they do so in their classrooms. Being competent readers students of the Youth and Adult Education will have more educational opportunities, social, cultural and political.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF: 1º Segmento : Alfabetizaçãopt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons