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Título: Estratégias de ensino como foco para evitar a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA : o caso do CREJA de Luziânia-GO
Autor(es): Dourado, Carmen Silvia
Souza, Cristina Salatiel de Amorim
Maia, Elaine Vieira
Silva, Manoel Pinto da
Oliveira, Maria Célia de Sousa
Nascimento, Sérgio da Costa
Orientador(es): Benício, Miliane Nogueira Magalhães
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 1º Segmento : Gestão Político-Pedagógica - Evasão/trabalho
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Data de apresentação: 7-Nov-2015
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: DOURADO, Carmen Silvia et. al. Estratégias de ensino como foco para evitar a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA: o caso do CREJA de Luziânia-GO. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente Projeto de Intervenção Local (PIL) “Estratégia de Ensino como foco para evitar a evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA: o caso do CREJA de Luziânia-GO” foi realizado no Centro Municipal de Educação Básica Professora Ana Reis Meireles Dona Tizinha, entra de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA) em Luziânia–GO. O projeto investigativo-interventivo visou analisar as principais causas da evasão escolar e procurou construir estratégias pedagógicas a fim de amenizar o problema. O objetivo foi promover uma reestruturação curricular que possibilitasse a criação e o desenvolvimento de estratégias de ensino alinhadas, sobretudo, com uma pedagogia libertadora que favorecessem a permanência do aluno na escola. Para fundamentar o projeto de Intervenção foram observadas leis, documentos da Unidade Escolar como o Projeto Político Pedagógico (GADOTTI, 1994) e autores que se debruçam sobre temas que estão direta ou indiretamente relacionados com a evasão escolar nos moldes como a discute Arroyo (1997), como estratégia pedagógica (TACCA, 2014), pedagogia libertadora (FREIRE, 1968, 34). E ainda nos amparamos nas ideias de Campos (2003) para estruturar a discussão sobre questões metodológicas da pesquisa. Ao concluir o projeto observa-se que a escola realizou ações para o enfrentamento do problema da evasão escolar e que as mesmas têm se mostrado capazes de ajudar a minimizar a problemática na escola, uma vez que já se constatou uma diminuição de 17% do índice de evasão.
Abstract: This Local Intervention Project (LIP) "Education Strategy focused to prevent truancy in the Youth and Adult Education - EJA: the case of Luziânia-GO CREJA" was held at the Municipal Center for Basic Education Professor Ana Reis Meireles Dona Tizinha, goes to the Youth and Adult Education Reference (CREJA) in Luziânia-GO. Investigative-interventionist project aimed to analyze the root causes of truancy and sought to build pedagogical strategies to alleviate the problem. The objective was to promote a curriculum restructuring that would allow the creation and development of aligned teaching strategies, especially with a liberating pedagogy favoring the permanence of the student in school. To support the intervention project laws were observed, the School Unit documents such as the Pedagogical Political Project (GADOTTI, 1994) and authors that focus on topics that are directly or indirectly related to truancy in the manner as discussed Arroyo (1997) , as a pedagogical strategy (TACCA, 2014), liberating pedagogy (Freire, 1968, 34). And we still hold you in the Campos ideas (2003) to structure the discussion on methodological issues of the research. To complete the project is observed that the school held actions to fight the problem of truancy and that they have been able to help minimize the problems in school, as already noted a decrease of 17% of the index evasion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
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