Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15347
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoaoPauloDantasAlmeida_tcc.pdf858,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O humanismo e a alquimia no Splendor Solis : breve investigação acerca da cosmologia renascentista
Autor(es): Almeida, João Paulo Dantas
Orientador(es): Ribeiro, Maria Eurydice de Barros
Assunto: Humanismo
Alquimia
Renascença
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Dez-2016
Referência: ALMEIDA, João Paulo Dantas. O humanismo e a alquimia no Splendor Solis: breve investigação acerca da cosmologia renascentista. 2016. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho investigará o papel da alquimia nas mudanças cosmológicas ocorridas durante a Renascença. Analisaremos com base no manuscrito iluminado Splendor Solis, as relações entre o humanismo italiano e o pensamento renascentista alemão, de modo que o hermetismo não seja interpretado como uma contradição do espírito classicizante da Renascença, mas como uma das várias artes antigas que foram recuperadas em seu sentido histórico. Para tanto, empreenderemos um estudo da tradição alquímica desde suas raízes pré-cristãs até o seu uso pelos magos renascentistas, bem como uma interpretação dos símbolos alquímicos e o modo pelo qual a filosofia dos alquimistas pode ter contribuído para uma visão mais imanente do mundo, ordenando-a como uma fase de gestação para aquilo que conhecemos hoje como o mundo moderno.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons