Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Faria, Fernanda Cupolillo Miana de | - |
dc.contributor.author | Dias, Fabiana Pereira | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Fabiana Pereira. O papel da bidocência na inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. 2015. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre o papel da bidocência na inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. A bidocência, ou presença de um segundo professor na classe, apresenta-se como um importante instrumento na educação inclusiva, pois, através dela, há possibilidades de o educando com deficiência adquirir mais conhecimentos. O principal objetivo desse trabalho é compreender o papel da bidocência na inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Por meio de pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas com professores, diretora e aluno de uma instituição de ensino. Os resultados levaram-nos a refletir a respeito da educação inclusiva regional e também a brasileira, que parece seguir a “passos lentos”. Embora alguns estados brasileiros tentem inserir o modelo da bidocência em classe, este ainda não é satisfatório. Conclui-se, a partir da pesquisa, que é necessário que estes profissionais tenham uma formação continuada, atualizando-se, para que estejam preparados e capacitados para atender a essa demanda de maneira inclusiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bidocência | pt_BR |
dc.title | O papel da bidocência na inclusão do aluno com deficiência no ensino regular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-12-23T17:29:27Z | - |
dc.date.available | 2016-12-23T17:29:27Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15331 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|