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dc.contributor.advisorGalato, Dayani-
dc.contributor.authorSilva, Isabelle Gomes Pereira-
dc.identifier.citationSILVA, Isabelle Gomes Pereira. Análise da adequação de informes publicitários distribuídos por farmácias ao público leigo no Distrito Federal. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Farmácia, 2015.pt_BR
dc.description.abstractObjetivos: Analisar o perfil dos informes publicitários divulgados pelas farmácias no Distrito Federal e sua adequação a Resolução 96/2008, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, referente à propaganda de medicamentos. Métodos: Trata-se de um estudo documental de avaliação dos informes publicitários coletados durante oito meses em cinco redes de farmácias. A análise das propagandas foi realizada em etapas. Na primeira analisou-se o perfil dos informes identificando o número total de itens divulgados e a quantidade de medicamentos de venda livre, tarjados e genéricos. Na segunda etapa, foi realizada uma analise focada somente nas propagandas de medicamentos, para tanto se selecionou três meses, sendo avaliados itens como o registro no Ministério da Saúde, a classificação Anatômica Terapêutica e Química, entre outros. Resultados: Na primeira etapa foram analisados 40 informe publicitários que divulgaram 10.213 produtos, dos quais 1.979 (19,4%) eram medicamentos, e destes, 1.334 (67,4%) eram de venda livre, 468 (23,6%) genéricos e 424 (23,6%) tarjados. Na segunda etapa foram investigados 713 medicamentos, dos quais 23,2% atuam no trato alimentar e metabolismo, 22,0% no sistema nervoso e 14,9% no sistema músculo esquelético. Apenas 58,9% das propagandas havia a indicação terapêutica, 17,0% contraindicação, 2,2% informação cientifica e 1,7% reações adversas. Dos medicamentos divulgados 27,5% eram genéricos e 24,1% tarjados. Quanto ao registro no Ministério da Saúde, 5,9% não o possuíam. Dos medicamentos de venda livre 78,4% apresentaram a frase obrigatória. Foi observado que 330 (46,3%) propagandas possuíam pelo menos um item obrigatório em desacordo com a Resolução. Considerações Finais: Os medicamentos foram maciçamente divulgados nos informes publicitários, incluindo aqueles tarjados. Os resultados obtidos evidenciaram não conformidades das informações veiculadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPropaganda - medicamentospt_BR
dc.subject.keywordFarmácias, drogarias, etc.pt_BR
dc.subject.keywordMedicamentospt_BR
dc.subject.keywordPropagandapt_BR
dc.titleAnálise da adequação de informes publicitários distribuídos por farmácias ao público leigo no Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the adequacy of advertising material distributed by pharmacies to public in Distrito Federal- Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-12-23T17:01:25Z-
dc.date.available2016-12-23T17:01:25Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15326-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Emília Vitória da-
dc.description.abstract1Objective: The aim of this study was to analyze the profile of advertisements released by Pharmacies in Distrito Federal and its adequacy to the RDC 96/2008 of the National Agency of Sanitary Surveillance that lays about the advertisement of medicines. Methods: This is a documental study of evaluation of ad Brochures provided by five pharmacies in Distrito Federal, collected during the period of eight months. The advertisement analysis was performed in two different phases. Firstly the ad profile was examined in order to identify the total number of items included in the Brochures, total number of medicines and quantity of non-prescription drugs, label drugs and generics. This phase was performed with all the collected Brochures. In the second phase a more profound investigation toke place focused mainly in the medicines advertisements, for that, a three month study was performed in order to evaluate the data such as the registration number in the Ministry of Health, pharmacological and chemical classification of the drug, and so on. Results: 40 advertisers report that released 10,213 products, 1,979 (19,4%) of which were medicines and from that, 1,334 (67,4%) were non-prescribed drugs, 468 (23,6%) generic and 424 (23,6%) labeled drugs. During the three months of the second phase of this study, a total of 713 medicines were investigated, whereas 23,2 % acts in the alimentary tract and metabolism, 22,0 % in the nervous system and 14.9% in the musculo-skeletal system. Only 58,9 % of the ads presented the proper indication of use, 17 % explained the side effects, 2,2% had the proper scientific information and 1,7% described the adverse reactions. 27,5% of the divulged medicines were generic and 24,1% labeled drugs. In relation to the registration of the medicines in the Ministry of Health, 5,9 % did not have the registration number. 78,4 % presented the obligated phrase of free sale. Conclusion: The omission of obligatory information can lead to a bad use of a medicine, which may represent risks for a patient wellbeing. The acquired result high lights the non-conformities of the information given by the pharmacies. It was observed that 330 (46.3%) advertisements had at least one mandatory item in violation of the resolution.pt_BR
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus UnB Ceilândia



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