Título: | Práticas interdisciplinares na EJA: uma perspectiva de aprendizagens significativas |
Autor(es): | Soares, Iara de Oliveira Ribeiro Costa, Simone Raquel Sousa da |
Orientador(es): | Castro, Ana Cristina de |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Experiências pedagógicas em EJA - Oficinas interdisciplinares |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Aprendizagem |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 23-Dez-2016 |
Referência: | SOARES, Iara de Oliveira Ribeiro; COSTA, Simone Raquel Sousa da. Práticas Interdisciplinares na EJA: uma perspectiva de aprendizagens significativas. 2015. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho é um Projeto Interventivo Local (PIL) que busca promover práticas interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetivando o desenvolvimento de aprendizagens significativas nas aulas de História e Língua Portuguesa. O locus desta pesquisa foi o Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT), uma escola da rede pública de ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Para o desenvolvimento deste estudo, foram realizadas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e conversas informais com vários professores atuantes na EJA. O objetivo deste Projeto de Intervenção Local (PIL) foi o de contribuir para promoção de aprendizagens significativas, a partir das práticas interdisciplinares aplicadas por meio de oficinas pedagógicas durante as aulas de Língua Portuguesa e História. Os sujeitos participantes foram os estudantes do segundo segmento da EJA do CEMEIT. |
Abstract: | This paper is an Interventional Local Project (PIL) which seeks to promote interdisciplinary workshops in Youth and Adult Education (EJA) for the development of significant learning in History and Portuguese Language classes at the Industrial School and High School Teaching Center in Taguatinga - CEMEIT (Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga), which is a state school that belongs to the Federal District of Brazil’s Department of Education. In order to elaborate this work, it was carried out bibliographical research, desk research and informal conversations with several teachers working in EJA. The aim of this interventional project (PIL) is to contribute to the promotion of meaningful learning, as of interdisciplinary workshops applied in pedagogy workshops in Portuguese and History classes. The subjects of this study were students of the second segment of the Youth and Adult Education (EJA) at CEMEIT. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|