Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1529
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_BarbaraAmorimSousaCamuna.pdf290,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processos de aprendizagem em uma organização pública
Autor(es): Camuña, Bárbara Amorim Sousa
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Aprendizagem organizacional
Transferência de aprendizagem
Formação profissional
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 17-Fev-2011
Referência: CAMUÑA, Bárbara Amorim Sousa. Processos de aprendizagem em uma organização pública. 2009. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Judiciária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo descrever processos de aprendizagem em uma organização pública, mediante a investigação da percepção dos indivíduos de uma de suas unidades acerca dos conteúdos aprendidos, da forma como se deu a aprendizagem, com quem os conteúdos foram aprendidos e para quem foram repassados. Para sistematização deste estudo, fez-se uma breve revisão da literatura, onde se discute conceitos e teorias de aprendizagem em organizações, enfatizando os processos de aprendizagem e os níveis onde a aprendizagem pode ocorrer, privilegiando o aprendizado individual. A pesquisa realizada, de caráter qualitativo, buscou conhecer, por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada, o processo de aprendizagem da unidade. Os resultados obtidos permitiram a definição de cinco categorias de análise: Conteúdos aprendidos; Forma de aprendizagem; Sujeitos da aprendizagem; Transferência de aprendizagem; e Fatores que interferem na aprendizagem, que contribuíram para a descrição do processo de aprendizagem investigado, objetivo geral do estudo. Verificou-se, ao final, a dificuldade dos indivíduos na descrição da aprendizagem e constatou-se a predominância da aprendizagem informal na unidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1529
Aparece na Coleção:Gestão Judiciária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.