Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15268
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianaReis_CleideMoraes_EdnaMartins_EllenVaz_MariaRibeiro_tcc.pdf2,53 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPulita, Edemir José-
dc.contributor.authorReis, Adriana Rogéria de Almeida-
dc.contributor.authorMoraes, Cleide Fátima de-
dc.contributor.authorMartins, Edna Maria Mendes-
dc.contributor.authorVaz, Ellen Thamar Mendes-
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Gorete Gontijo-
dc.identifier.citationREIS, Adriana Rogéria de Almeida; MORAES, Cleide Fátima de; MARTINS, Edna Maria Mendes; VAZ, Ellen Thamar Mendes; RIBEIRO, Maria Gorete Gontijo. Enfrentamentos quanto à elaboração e utilização do material didático para EJAT na EaD - CESAS. 2015. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA concepção deste Projeto de Intervenção Local – PIL, sob o título Enfrentamentos quanto à elaboração e utilização do material didático para EJAT na EaD - CESAS, consiste no cumprimento de um quesito de exigências para a conclusão do III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA. É sabido que o advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) deram um considerável impulso para a Educação a Distância no Brasil e no mundo. Particularmente, a Internet contribuiu para o surgimento e amplitude desta modalidade, via web, também denominada Educação on line na forma AVA – ambiente virtual de aprendizagem. O material didático, na Educação a Distância, é considerado um dos principais elementos no processo de ensino e aprendizagem, possuindo características diferenciadas dos livros utilizados pelo ensino presencial, o que exige metodologia também diferenciada na sua elaboração e produção. O alusivo PIL, direcionado para a Educação a Distância, nos 2º e 3º segmentos, foi implantado no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul/Brasília, no início de 2015, estando em pleno andamento até a presente data. A reformulação do referido material didático ficou sob a responsabilidade da coordenação e dos respectivos docentes que atuam na EaD/CESAS, que tiveram como base e orientação o Currículo em Movimento da EJA, o que objetivou uma melhor compreensão, participação e navegação dos alunos da EJAT/EaD/CESAS. A avaliação e análise quantitativa e qualitativa do material didático disponibilizado na plataforma moodle foi mensurado por meio de questionários respondidos pelos professores e alunos da EaD/CESAS do 2º e do 3º segmento, transformados em gráficos e tabelas, e servirão para orientar as reestruturações do material didático a ser utilizado na EJAT/ EaD/CESAS.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordEducação à distânciapt_BR
dc.titleEnfrentamentos quanto à elaboração e utilização do material didático para EJAT na EaD - CESASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-12-22T17:48:28Z-
dc.date.available2016-12-22T17:48:28Z-
dc.date.submitted2015-11-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15268-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoRehem, Indira Vanessa Pereira-
dc.description.abstract1The design of this Local Intervention Project – PIL, under the title "Confrontation as the development and use of teaching materials for EJAT in EaD-CESAS", was part of the requirements for the completion of the third specialization course on Diversity and Citizenship Education, with emphasis on Adult and Youth Education. It is known that the advent of information and communication technologies (TICS) gave considerable impetus to the distance education in Brazil and in the world. Particularly, the Internet contributed to the emergence and extent of this mode, via the web, also called online Education in the form of a virtual learning environment – AVA. One of the main elements in the process of teaching and learning at distance is the didactic material, which owns particular characteristics that makes it different from the material used in presential teaching. So, these characteristics demand different elaboration and production methodologies. The proposed PIL that is directed to the distance education in 2nd and 3rd segments has already been deployed in 2015 at the Centre of adult and youth education South Wing, also known as CESAS, located in Brasilia. The reformulation of the didactic material, under the responsibility of the teachers of each disciplines were based on a district government guide named Curriculum in Movement of Adult and Youth education, and aimed at a better understanding, participation and navigation of the EJAT/EaD student. The evaluation and the quantitative and qualitative analysis of the didactic material available at the moodle platform (Moodle AVA) were measured by means of questionnaires answered by teachers and students. The data, presented in table and charter form, will allow the restructuration of the didactic material to be used in the Adult and Youth distance education offered by CESAS.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF: 2º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - EAD e EJApt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons