Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15246
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SelmaDeJesusCabralCastro_tcc.pdf487,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto semana de educação para a vida : investigando a evasão do gênero feminino na EJA da Escola Municipal Ponto Final em Novo Gama-GO
Autor(es): Castro, Selma de Jesus Cabral
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Coorientador(es): Brandão, Lucia de Carvalho
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 2º Segmento : Gestão Político-pedagógica - Evasão/trabalho
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Mulheres - educação
Evasão escolar
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 8-Dez-2016
Referência: CASTRO, Selma de Jesus Cabral. Projeto semana de educação para a vida: investigando a evasão do gênero feminino na EJA da Escola Municipal Ponto Final em Novo Gama-GO. 2015. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local procura identificar e analisar as possíveis causas e consequências da evasão escolar das mulheres da EJA. Através deste estudo, procura-se identificar as principais causas que levam o gênero feminino a abandonar a escola, com vistas a colaborar na redução da evasão escolar dessas alunas, para a partir daí, elaborar estratégias teóricas, metodológicas e práticas visando à sua diminuição. Para que se alcance este objetivo, este estudo promove a produção de um projeto denominado: “Semana de Educação para a Vida” com atividades diversas voltadas ao público feminino e, de maneira geral, a todos os educandos, instigando sua motivação. Ao final do trabalho, buscar-se-á identificar essas possíveis causas, para que haja uma discussão sobre quais ações e medidas podem ser executadas afim de tornar a escola mais atrativa ao aluno, e consequentemente, criar meios que proporcionem uma vivência escolar mais harmônica e eficiente.
Abstract: This Local Intervention Project sought to analyze the situation of school dropouts, especially women, the first and second segment of the Youth and Adult Education at the Municipal School Endpoint located in Novo Gama-Go. Through this study, we seek to identify the main causes that lead females to leave school in order to reduce truancy these students in order to identify possible causes and consequences that often originate even outside the school environment, so that it poses elaborate theoretical strategies, methodologies and practices aimed at reducing this high dropout rate for that this study promotes the production of a project called "Week of Education for Life" with various activities aimed at women and so general instigating motivation among all learners. At the end of the work will be sought to identify the possible causes of "evasion", so that from there there is a discussion of what actions and strategies can be implemented to make it more attractive school to the student, and consequently creating means provide a school harmoniously and efficiently
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014-2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons