Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15231
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HannaPereiraGuimaraes_tcc.pdf4,89 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Maria Letícia Renault Carneiro de Abreu e-
dc.contributor.authorGuimarães, Hanna Pereira-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Hanna Pereira. Vídeos de viagem no YouTube: o jornalismo saiu da redação e foi viajar? 2016. 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho busca compreender qual é o espaço que o jornalismo ocupa na produção independente de vídeos para plataformas online de divulgação, a partir da análise de seis canais de viagens disponíveis na plataforma YouTube, selecionados por número de visualizações. Como objetivo de entender as possibilidades de um novo ramo profissional para o jornalista, a análise identifica o conteúdo jornalístico do material utilizando os seguintes critérios: objetividade, clareza, linguagem, técnicas de jornalismo televisivo e recepção do público. Conclui-se então que esses canais são elementos híbridos que se desenvolvem a partir de porções variadas de técnicas jornalísticas e entretenimento. Descobriu-se ainda que os vlogs brasileiros seguem caminho diferente dos estrangeiros, no sentido de os primeiros tenderem mais ao entretenimento enquanto os últimos se direcionam a um aprimoramento cada vez maior da informação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJornalismopt_BR
dc.subject.keywordJornalismo - produção independentept_BR
dc.subject.keywordVlogspt_BR
dc.subject.keywordViagenspt_BR
dc.subject.keywordYouTube (Site de vídeos)pt_BR
dc.titleVídeos de viagem no YouTube : o jornalismo saiu da redação e foi viajar?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-12-08T16:33:18Z-
dc.date.available2016-12-08T16:33:18Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15231-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The work seeks to understand what is the space that journalism plays in independent video production for online dissemination platforms, from the analysis of six travel channels available on the YouTube platform, selected by number of views. Aimed to understand the possibilities of a new professional branch to the journalist, the analysis identifies the journalistic content of the material using the following criteria: objectivity, clarity, language, television journalism techniques and public reception. It was concluded that these channels are hybrid elements that develop from different portions of journalistic techniques and entertainment. It wass also found that the Brazilian vlogs follow different path of foreigners: as the firsts tend more to entertainment, the seconds are directed to an increasing improvement of information.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons