Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaimundaEvaneDeBarrosSouza_tcc.pdf332,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Memórias dos povos da floresta : algumas brincadeiras e jogos tradicionais em Tarauacá
Autor(es): Souza, Raimunda Evane de Barros
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Jogos educativos
Brincadeiras
Desenvolvimento social
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 8-Dez-2016
Referência: SOUZA, Raimunda Evane de Barros. Memórias dos povos da floresta: algumas brincadeiras e jogos tradicionais em Tarauacá. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, [Universidade Aberta do Brasil], Tarauacá, 2016.
Resumo: O principal objetivo da monografia tratou-se de considerar noções de jogo e brincadeira que apoiem a compreensão das brincadeiras e jogos tradicionais infantis como formas de produção e restauração da memória social, especialmente aquelas coletadas a partir das minhas memórias e de alguns moradores de Tarauacá, no estado do Acre. Os objetivos específicos foram: explicitar noções de jogo/brincadeira e suas relações com o desenvolvimento infantil em sociedade; realizar levantamento de brincadeiras tradicionais por meio de entrevistas com, pais, avós, parentes e pessoas da terceira idade, que moram na comunidade e catalogar algumas brincadeiras tradicionais infantis considerando como elas podem favorecer o desenvolvimento social e o fortalecimento da memória cultural. O primeiro capítulo aborda as noções gerais de jogos e brincadeiras e o lugar do lúdico do nosso desenvolvimento social. O embasamento teórico da pesquisa se deu pelos seguintes autores: Gildo Volpato, Tizuko Kishimoto, Vivian Araújo, entre outros. Aborda também aspectos da história de Tarauacá, como povos que têm suas vidas muito relacionadas às florestas. O segundo capítulo tratou-se de expor a partir do exercício de memória, da pesquisa em sites e da colaboração de pessoas cidadãos idosos de Tarauacá, levantamentos que permitiram comparar as brincadeiras e organizá-las de acordo com algumas qualidades das brincadeiras apontadas no capítulo 01. O trabalho foi de suma importância quanto ao resgate de brincadeiras tradicionais, pois seus resultados foram positivos no tocante a cultura de Tarauacá e a motivação para as pessoas a manterem suas tradições e passar para futuras gerações.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons