Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1522
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AnaLuciaMoraesdeSouza.pdf174,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão da diversidade e pessoas com deficiência : investigação sobre a inserção da pessoa com deficiência em uma organização pública federal
Autor(es): Souza, Ana Lúcia Moraes de
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Pessoas com deficiência - emprego
Diversidade no local de trabalho
Inclusão social
Data de apresentação: Fev-2009
Data de publicação: 16-Fev-2011
Referência: SOUZA, Ana Lúcia Moraes de. Gestão da diversidade e pessoas com deficiência: investigação sobre a inserção da pessoa com deficiência em uma organização pública federal. 2009. 39 f. Monografia (Especialização em Gestão Judiciária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho preocupou-se em conhecer o percurso pessoal e profissional das pessoas com deficiência, bem como sua inserção nas organizações, as relações com o ambiente e colegas de trabalho, e os desafios enfrentados em situações cotidianas. A pesquisa foi direcionada a sete deficientes físicos de uma Organização Pública Federal de Brasília, por meio de entrevista. Teve como objetivo analisar como é ser uma pessoa com deficiência, diante da sociedade e do mercado de trabalho, em especial na Organização Pública Federal pesquisada. A análise identificou o apoio da família e dos amigos, bem como a necessidade de qualificação pessoal como diferencial na superação das dificuldades e inserção na sociedade e no trabalho; a Lei de Cotas, como sinal de maior acessibilidade; e a falta de informação e educação como origem do preconceito. Observou-se, ainda, que a convivência foi fator positivo para diminuir o preconceito e, consequentemente, as situações de constrangimento e humilhação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.02.TCC.1522
Aparece na Coleção:Gestão Judiciária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.