Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianeSiaraMendonca.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de viabilidade econômica da cooperativa agrícola COOTAQUARA da região de Planaltina-DF entre 2011 E 2015
Autor(es): Mendonça, Juliane Siara
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Agricultura familiar
Cooperativas agrícolas
Cooperativismo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Dez-2016
Referência: MENDONÇA, Juliane Siara. Análise de viabilidade econômica da cooperativa agrícola COOTAQUARA da região de Planaltina-DF entre 2011 E 2015. 2016. 61 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade econômica da cooperativa de agricultura familiar COOTAQUARA, localizada em Planaltina-DF. A motivação está em verificar se a atividade apresenta viabilidade econômica e sugerir recomendações de replicações do modelo a demais cooperativas fomentadoras da atividade de Agricultura Familiar. Por se tratar de uma atividade muito singular, primeiramente fez-se um levantando do referencial teórico sobre Agricultura Familiar e Cooperativismo. Para realizar a análise de viabilidade econômica, realizou-se o exame das demonstrações contábeis dos períodos de 2011 até 2015, a elaboração do fluxo de caixa dos sócios, a estimação dos custos de capitais e foram calculados a TMA, TIR e VPL, valores estes considerados como parâmetros para analisar a viabilidade da COOTAQUARA. Após a análise dos parâmetros obtidos, observou-se que o empreendimento COOTAQUARA é viável, pois apresentou para o período analisado uma Taxa Interna de Retorno de 49,04%, superior ao seu custo de capital dado pela TMA de 10,38%. Assim, sugere-se que os agricultores pequenos, que se enquadram nos requisitos de agricultor familiar, associem-se como cooperados, respeitando as premissas do cooperativismo, para que possam concorrer de maneira mais justa no mercado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons