Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Torres, Cláudio Vaz | - |
dc.contributor.author | Freitas, Rosa Maria Cunha | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Rosa Maria Cunha. Programa Brasil Alfabetizado: de que forma a falta de capacidade institucional dos executores do programa afeta sua efetividade?. 2009. 39 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009. | en |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou analisar de forma visão crítica dos processos de gestão dos programas de alfabetização de jovens e adultos no Brasil. A pretensão de apresentar este pode trazer conseqüências em nossa delimitação, sendo assim pretende-se apresentar o foco no Programa Brasil Alfabetizado. Este estudo mostra que o “Programa Brasil Alfabetizado” é um programa criado pelo Governo Federal, cuja missão é abolir o analfabetismo no Brasil. Compreende-se que a alfabetização para aqueles que por qualquer razão não tiveram acesso à educação é o primeiro e importantíssimo passo para o reconhecimento e a conquista de direitos. Inicialmente acreditava-se que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita poderia ser pautado na memorização do alfabeto, no treino da escrita das letras. Ao analisar o “Programa Brasil Alfabetizado”, mostra que é importante saber ler e escrever, porque esse é um direito de todo cidadão. Pois só desta forma ele poderá exercer seu papel social, enfim, poder realmente dizer que é um cidadão. Cabe salientar que, ter uma oportunidade de participar do programa é, também, estimular o analfabeto a freqüentar os cursos de alfabetização, mostrando o quanto é importante para qualquer pessoa saber ler e escrever. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Educação e Estado | en |
dc.subject.keyword | Política social | en |
dc.subject.keyword | Programa Brasil Alfabetizado | en |
dc.title | Programa Brasil Alfabetizado : de que forma a falta de capacidade institucional dos executores do programa afeta sua efetividade? | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-02-16T11:16:07Z | - |
dc.date.available | 2011-02-16T11:16:07Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-16T11:16:07Z | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1520 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This study it objectified to analyze of form critical vision of the processes ofmanagement of the programs of alphabetize of young and adults in Brazil. The pretension to present this can bring consequences in our delimitation, being thus is intended to present the focus in the Program Brazil Alfabetizado. This study sample that the “Program Brazil Alfabetizado” is a program created by the Federal Government, whose mission is to abolish the illiteracy in Brazil. It is understood that the alphabetize for that for any reason they had not had access to the education is the first one step for the recognition and the conquest of rights. Initially it was given credit that the process of learning of the reading and the writing could in the memorization of the alphabet, the trainings of the writing of the letters. When analyzing the “Programa Brasil Alfabetizado”, sample that is important to know to read and to write, because this is a right of all citizen. Therefore in such a way it will only be able to exert its social paper, at last, to be able to really say that she is a citizen. It fits to point out that, to have a chance to participate of the program it is, also, to stimulate the illiterate to frequent the alphabetize courses, showing how much any person is important to know to read and to write. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1520 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Programas e Projetos Educacionais
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