Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MateusLensendeOliveiraCarvalho.pdf831,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasil, servidão financeira e dívida
Autor(es): Carvalho, Mateus Lensen de Oliveira
Orientador(es): Lima, Carlos Alberto Ferreira
Assunto: Financeirização
Gasto público
Dívida pública
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 6-Dez-2016
Referência: CARVALHO, Mateus Lensen de Oliveira. Brasil, servidão financeira e dívida. 2016. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este ensaio teórico procura compreender e apresentar a influência da financeirização da economia sobre os gastos sociais. A esfera financeira ao assumir a dianteira no comando da economia mundial cria uma infinidade de instrumentos financeiros sem qualquer lastro, totalmente desvinculada da esfera produtiva. O pagamento de juros passa a ser a prioridade do governo brasileiro, os cortes de gastos para a realização de sucessivos superávits primários atingem em cheio os gastos sociais e o país passa a viver sob um estágio de exceção econômica que parece não ter fim.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons