Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15200
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_TamaraAraujoRocha_tcc_completo.pdf623,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Condições de saúde dos estudantes nos ambientes acadêmicos de uma universidade pública brasileira
Outros títulos: Health condition of students in academics environments of a Brazilian public university
Autor(es): Rocha, Tâmara Araújo
Orientador(es): Rodrigues, Daniela da Silva
Assunto: Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
Estudantes universitários
Estudantes universitários - saúde
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Dez-2016
Referência: ROCHA, Tâmara Araújo. Condições de saúde dos estudantes nos ambientes acadêmicos de uma universidade pública brasileira. 2016. [26] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O ingresso na universidade para o jovem pode ser considerado um momento de intensas mudanças. Objetiva-se identificar as condições de saúde dos estudantes de uma Universidade Pública do Brasil e verificar os principais motivos de adoecimento nos ambientes acadêmicos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido com 11 estudantes de graduação dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, saúde coletiva e terapia ocupacional. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturadas e analisados a partir da análise de conteúdo. O acúmulo de atividades durante o semestre apresentou-se como importante fator estressor na vida dos entrevistados; o adoecimento e condições de saúde agravadas foram abordados; o desconhecimento dos serviços de cuidado à saúde também esteve presente nas falas dos estudantes e ações que favoreçam o ambiente saudável foram pontuados como atitudes principais para o acolhimento dos ingressantes no meio universitário. Verifica-se a necessidade de elaborar estratégias promotoras de saúde que possam integrar políticas e práticas acadêmicas saudáveis, criando espaços de discussão, educação e sensibilização sobre o tema.
Abstract: Entry in the university for the young can be considered a time of intense change. The objective is to identify the health conditions of students from a public university in Brazil and verify the main reasons of illness in academic environments. It is a study of qualitative approach, developed with 11 undergraduate nursing courses, pharmacy, physiotherapy, public health and occupational therapy. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed from the content analysis. The accumulation of activities during the semester was presented as important stressor in the life of respondents; the disease and health conditions aggravated been addressed; the lack of health care services was also present in the speeches of students and actions that promote healthy environment were scored as main attitudes to the reception of freshmen in the university environment. There is a need to develop strategies that promote health that can integrate policies and healthy academic practices, creating spaces for discussion, education and awareness on the subject.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons