Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15188
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EdsonVieiraJunior.pdf493,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança corporativa e sua relação com resultados econômico-financeiro das empresas
Autor(es): Vieira Júnior, Edson
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Governança corporativa
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Dez-2016
Referência: VIEIRA JÚNIOR, Edson. Governança corporativa e sua relação com resultados econômico-financeiro das empresas. 2016. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar se empresas listadas em níveis mais altos de governança corporativa da BM&FBOVESPA apresentam melhores resultados econômico-financeiros. Para isso, foi realizada uma análise comparativa da média dos índices entre os níveis 1,2 e novo mercado de governança corporativa, no período entre 2013 e 2015, no qual as empresas foram segregadas por setor de atuação. A amostra é composta por 162 empresas, de uma população total de 179 empresas. Na análise, foram utilizados cinco indicadores (retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre o ativo, giro do ativo, liquidez corrente e participação de capital de terceiros). Os resultados evidenciaram que as empresas do nível de governança corporativa novo mercado (nível com mais alta governança) obteve resultados econômico-financeiros melhores que os dos outros dois níveis, e o nível 1 (nível com mais baixa governança) teve resultados econômico-financeiros melhores que os do nível 2. A pesquisa busca ajudar com os estudos das empresas do mercado de capitais listadas nos níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons