Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1518
Título: | Percepção dos servidores de um órgão do Poder Executivo Federal sobre a educação a distância |
Autor(es): | Marcolino, Janeina |
Orientador(es): | Vargas, Miramar Ramos Maia |
Assunto: | Educação à distância Formação profissional Universidade corporativa |
Data de apresentação: | 2009 |
Data de publicação: | 16-Fev-2011 |
Referência: | MARCOLINO, Janeina. Percepção dos servidores de um órgão do Poder Executivo Federal sobre a educação a distância. 2009. 76 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo principal identificar a Percepção dos Servidores de um Órgão do Poder Executivo Federal sobre a Educação a Distância – EAD como modalidade de ensino-aprendizagem. Para essa finalidade, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura acerca do conceito da EAD; sua trajetória desde a utilização de correspondências aos dias atuais, mediada pelas Novas Tecnologias da Informação e de Comunicação (NTIC’s); as barreiras e os desafios para implantação dessa modalidade de ensino no serviço público; o advento das Universidades Corporativas. Em seguida foi realizada uma pesquisa para uma amostra de 500 servidores, por meio do “Instrumento de Percepção de Ensino a Distância” (IPED), de Vargas. O instrumento é composto por 24 itens distribuídos em dois fatores denominados: “Aceitação da EAD” e “Resistência ao uso do computador”. As respostas do instrumento foram analisadas com o auxílio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os dados apontaram que as médias para os dois Fatores – “Aceitação da EaD” e “Resistência ao Uso do Computador” e o baixo desvio padrão, sinalizam que os servidores participantes da pesquisa estão em dúvida com relação ao uso da Educação a Distância como modalidade de ensino-aprendizagem e ainda não apresentam um alto grau de familiaridade com essa tecnologia. O resultado sugere à instituição o desenvolvimento de ações que possam modificar a opinião dos servidores com relação a EAD, bem como, um investimento em cursos na área de Tecnologia da Informação. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1518 |
Aparece na Coleção: | Gestão de Programas e Projetos Educacionais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.