Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KelydeOliveiraMartins.pdf190,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção do paciente queimado a respeito das suas redes de apoio social e do momento da preparação para a alta hospitalar no contexto nacional : uma revisão de literatura
Autor(es): Martins, Kely de Oliveira
Orientador(es): Alves, Caroline de Oliveira
Assunto: Queimados
Pacientes
Saúde pública
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Dez-2016
Referência: MARTINS, Kely de Oliveira. A percepção do paciente queimado a respeito das suas redes de apoio social e do momento da preparação para a alta hospitalar no contexto nacional: uma revisão de literatura. 2015. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução: As queimaduras constituem um importante problema de saúde pública, representando a segunda causa de morte na infância no Brasil. Estima-se que, no Brasil, ocorram em torno de 1.000.000 de acidentes com queimaduras por ano. Um indivíduo que sofre queimaduras graves tem todos os aspectos de sua vida altamente afetados. Objetivos: Identificar através da literatura a percepção do paciente queimado sobre sua rede de apoio social e da preparação para a alta hospitalar. Metodologia: Para a construção do trabalho foi realizada uma Revisão Integrativa, por meio de uma busca na literatura, utilizando os descritores: queimaduras, alta hospitalar e redes de apoio social da Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: a busca foi realizada com cada descritor individualmente, sendo selecionados 14 artigos com a palavra queimados, 2 artigos com a palavra rede social e 2 artigos com a palavra alta-hospitalar, totalizando 18 artigos selecionados para a revisão. Discussão: Os artigos mostraram que as redes de apoio social possuem um caráter muito importante para a motivação do paciente em continuar o tratamento, dando força e fazendo um elo de ligação com o mundo externo do hospital. Em relação a alta hospitalar, não foi um tema bastante trabalhado entre os artigos, os familiares dos pacientes se sentem inseguros quanto a recebê-los de volta em casa por não terem sido preparados para isso. Conclusão: As redes de apoio são importantes para o processo de recuperação. Sugere-se que sejam feitos estudos, que se trabalhe de forma aprofundada a questão da preparação da alta hospitalar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2015.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons