Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15174
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CeciliaDelarueTonioloLima_tcc.pdf6,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do potencial de flexibilização da curva de carga da classe residencial brasileira considerando a atuação ativa do consumidor via redes elétricas inteligentes
Autor(es): Lima, Cecília Delarue Toniolo
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Assunto: Redes inteligentes (Energia elétrica)
Energia elétrica - consumo
Data de apresentação: 4-Jul-2016
Data de publicação: 22-Nov-2016
Referência: LIMA, Cecília Delarue Toniolo. Análise do potencial de flexibilização da curva de carga da classe residencial brasileira considerando a atuação ativa do consumidor via redes elétricas inteligentes. 2016. xviii, 130 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Haja vista o aumento do consumo de energia elétrica por parte da classe residencial como uma tendência mundial, o Setor Elétrico (SE) necessita cada vez mais concentrar investimentos em alternativas que garantam a segurança e a confiabilidade da rede, especialmente durante o período de ponta. O presente trabalho reflete sobre o potencial da classe residencial brasileira em assumir uma postura mais consciente quanto aos seus hábitos de consumo tal que diminua o ritmo de crescimento de seu impacto na rede elétrica. Para tanto, considera-se um cenário de aplicação de tecnologias de Redes Elétricas Inteligentes (REI) que estimulam a formação de um perfil de consumidor final com participação ativa no SE. O objetivo do estudo é avaliar o potencial de flexibilização da curva de carga da classe residencial brasileira, considerando tal cenário. Para alcançar esse escopo, utilizam-se como base da metodologia proposta os dados coletados e as curvas de carga estimadas na Pesquisa de Posse de Equipamentos e Hábitos de Uso (PPH) mais recente, além de resultados de projetos demonstrativos internacionais relevantes quanto à atuação do consumidor residencial em um contexto de REI. Com os resultados, verifica-se certa flexibilização nos hábitos de uso dos eletrodomésticos por parte das unidades consumidoras, situação que origina novas topologias de curvas de carga. Estas, por sua vez, apresentam diferenças no percentual de redução de consumo e demanda de ponta entre as classes residenciais das regiões do país.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Engenharia Elétrica, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons