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2015_BrunoMonteiroPimentelDeAlencar_tcc.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSousa Júnior, Rafael Timóteo de-
dc.contributor.authorAlencar, Bruno Monteiro Pimentel de-
dc.identifier.citationALENCAR, Bruno Monteiro Pimentel de. Modelagem do sentimento negativo em opiniões acerca de serviços de telecomunicações emitidas por usuários do twitter. 2015. vi, 74 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo da modelagem sentimental — mapeamento das satisfações — dos usuários sobre as operadoras de telecomunicações no Brasil através da rede social Twitter. Com reclamações ou opiniões publicadas abertamente no microblog, é possível traçar e obter informações valiosas de como está a situação de cada prestadora, assim como, dos serviços por elas prestado. A proposta principal do trabalho é desenvolver uma plataforma, com ferramentas de Big Data (Apache Hadoop, Apache Flume e MapReduce), que possa coletar, armazenar e processar esses dados segmentando-os pela hora de coleta, operadora e serviço. Ou seja, com isso pode-se descrever o comportamento dos usuários, prever possíveis eventos na área de telecomunicações e mais ainda: constatar possíveis falhas nos sistemas das prestadoras. É utilizado no ambiente ferramentas que suportam grandes volumes de dados, justamente para a possível implementação do sistema para coletar informações da rede social sobre as operadoras a nível mundial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordTwitter (Rede social on-line)pt_BR
dc.subject.keywordSistemas de telecomunicaçãopt_BR
dc.titleModelagem do sentimento negativo em opiniões acerca de serviços de telecomunicações emitidas por usuários do twitterpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-11-22T11:48:14Z-
dc.date.available2016-11-22T11:48:14Z-
dc.date.submitted2015-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15168-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This graduation projet present a study of sentimental modeling — satisfacation mapping — of users of telecomunication providers in Brazil through the social network Twitter. With complaints or opinions published openly in the microblogging, it can ben traced and obtained valuable information as is the situation of each provider, as well as the services they provided. The main goal of this project is to develop a plataform, with Big Data tools (Apache Hadoop, Apache Flume e MapReduce), to collect, store and process the data segmenting them by the time of collection, provider and service, i.e., it can describe the behavior of the users, anticipate possible events in telecommunications and more: find possible flaws in the systems providers. Is is used tools with can handle large volume of data, just for the possible implementation of the system to collect information on the social network operatores worldwide.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



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