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dc.contributor.advisorBraga, Ana Rita Costa de Souza Lobo-
dc.contributor.authorSouza, Ana Vitória de-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Vitória de. Políticas públicas de educação inclusiva: estudo de metodologias adotadas na implementação da inclusão escolar. 2016. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa busca compreender as formas de implementação da inclusão nas escolas regulares de ensino por meio de levantamento de dados sobre metodologias para a prática da inclusão escolar. Sabe-se que a história das pessoas com deficiência na busca pelos seus direitos enquanto cidadãos, não é recente. As discussões sobre a construção da inclusão educacional na maioria das vezes são entendidas como um processo complexo, entretanto, entende-se que a garantia do direito a educação para as pessoas com alguma deficiência, está legitimada no apanhado de documentos legais existentes na política. Torna-se pertinente a reflexão de como, e de que modo, a partir das políticas públicas têm sido implantados os princípios e objetivos da educação inclusiva. Nessa perspectiva, verificou-se a respeito desta problematização, analisando quais metodologias são adotadas pelas escolas. Os resultados revelam que existem experiências positivas e negativas para que se efetive a inclusão escolar, porém o Sistema Brasileiro de Educação, no contexto da inclusão, ainda se depara com diversas dificuldades. Acredita-se que para obter-se resultados livres de grandes dificuldades, as somas das diferentes ações e metodologias adotadas, se complementando, possam responder com eficácia as demandas do contexto Educacional Inclusivo no país.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titlePolíticas públicas de educação inclusiva : estudo de metodologias adotadas na implementação da inclusão escolarpt_BR
dc.title.alternativePublic policies for inclusive education : methodologies adopted study on implementation of school inclusionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-11-16T11:12:27Z-
dc.date.available2016-11-16T11:12:27Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15157-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research seeks to understand the ways of implementation of inclusion in mainstream schools teaching through data collection on innovative methodologies for the practice of school inclusion. It is known that the history of people with disabilities in the search for their rights as citizens is not new. Discussions on the construction of educational inclusion for the most part are understood as a complex process, however, it is understood that the guarantee of the right to education for people with disabilities, is legitimized in the overview of existing legal documents in politics. It is pertinent to reflect on how, and how, from public policies have been implemented the principles and objectives of inclusive education. In this perspective, it was found regarding this questioning which analyzed as the methodologies adopted by schools. The results show that there are positive and negative experiences to be made effective school inclusion, but the Brazilian System of Education in the context of inclusion, is still facing many difficulties. It is believed that to obtain results free of major difficulties, the sums of the different actions and methodologies adopted, complementing, can respond effectively the demands of Inclusive Education context in the country.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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