Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Garcia, Reinaldo Crispiniano | - |
dc.contributor.author | Curley, Alexandre Caldas | - |
dc.identifier.citation | CURLEY, Alexandre Caldas. Implementação de um modelo de filas envolvendo simulação para análise do sistema portuário. 2016. xii, 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo buscou simular um sistema de filas que represente o fluxo de caminhões para
escoamento da produção de granéis sólidos vegetais através do Porto de Santos, desde a
chegada nos pátios reguladores até a saída dos terminais portuários, após
descarregamento. Para tal, foram analisados os dados reais de movimentação de
caminhões no Porto de Santos durante o ano de 2014, a partir dos quais foram estimados
os parâmetros necessários para a realização das simulações do sistema de filas. Ao final,
a partir dos parâmetros de desempenho do sistema de filas, o presente estudo buscou
estimar os custos de transporte de granéis sólidos vegetais do estado de Mato Grosso ao
Porto de Santos para o estado atual do sistema portuário (em que o terminal portuário
analisado conta com três tombadores para atendimento aos caminhões) e para cenários
que consideram investimentos que melhoram os tempos de serviço aos caminhões no
terminal portuário analisado, representados pela instalação de tombadores adicionais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria das filas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terminais portuários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo estocástico | pt_BR |
dc.title | Implementação de um modelo de filas envolvendo simulação para análise do sistema portuário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-11-08T12:08:07Z | - |
dc.date.available | 2016-11-08T12:08:07Z | - |
dc.date.submitted | 2016-07-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15148 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study simulates a queueing system that represents the flow of trucks, transporting
agricultural dry bulk, to the Port of Santos, from the arrival at the control parking areas
to the exit, after unloading, at the port terminals. For this purpose, actual truck movement
data from 2014 were used to establish the parameters required for the system simulation.
Finally, using the performance parameters of the queueing system, this study estimated
the costs associated with transporting agricultural dry bulk from the state of Mato Grosso
to the Port of Santos for the current port system state (in which a port terminal has three
truck dumpers for service) and for other scenarios, which consider investments that
improve truck service times in the port terminal in question, represented by the
installation of additional truck dumpers. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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