Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15145
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BrunoCorreiadaCunha_tcc.pdf2,77 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPerotto, Evandro-
dc.contributor.authorCunha, Bruno Correia da-
dc.identifier.citationCUNHA, Bruno Correia da. Gestão da identidade visual para ONGs. 2016. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado está centrada no processo de desenvolvimento e gestão de um sistema de identidade visual verdadeiro e sustentável para ONGs, verdadeiro por comunicar visualmente a personalidade e atributos da organização, e sustentável pela possibilidade ser gerida pelos próprios colaboradores, sem a necessidade de um profissional da área de comunicação ou design atuando, uma realidade comum em muitas organizações. O trabalho apresenta um estudo de caso com o Coletivo da Cidade, ONG situada na Cidade Estrutural – DF, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. No projeto foi usada a lente do Design Thinking e Design de Serviços para todo o processo de desenvolvimento do sistema de identidade visual, com empatia e colaboração, principalmente com a participação direta dos colaboradores da ONG. A partir de um processo de entendimento identificou-se a necessidade do redesign da identidade visual do Coletivo, e assim, com base na plataforma de marca, foi desenvolvido um sistema que consegue transmitir a essência da organização e que possui um fácil processo de gestão pelos colaboradores, com padrões simples e inteligentes e ferramentas amigáveis ao seu contexto. Como resultado a longo prazo o projeto tem como potencial fortalecer a imagem de marca do Coletivo da Cidade perante seu público interno e externo de uma forma consistente e pregnante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordIdentidade visualpt_BR
dc.subject.keywordOrganizações não-governamentaispt_BR
dc.titleGestão da identidade visual para ONGspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-11-08T11:27:20Z-
dc.date.available2016-11-08T11:27:20Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15145-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons