Título: | Avaliação econômica da integração industrial de etanol e biodiesel no Brasil via catálise heterogênea |
Autor(es): | Moura, Nayara Neiva |
Orientador(es): | Macedo, Julio Lemos de |
Assunto: | Etanol Biodiesel Catalisadores heterogêneos |
Data de apresentação: | 1-Jul-2016 |
Data de publicação: | 7-Nov-2016 |
Referência: | MOURA, Nayara Neiva. Avaliação econômica da integração industrial de etanol e biodiesel no Brasil via catálise heterogênea. 2016. xii, 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A atual rota utilizada pelo setor industrial para produzir biodiesel no Brasil está baseada no uso de metanol e rota catalítica homogênea. No entanto, existe uma incoerência no uso de um derivado do petróleo para a produção de um biocombustível renovável. Sendo assim, é de suma importância o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas que possam substituir matérias primas derivadas do petróleo, considerando a finitude dessas reservas petrolíferas. É importante ressaltar que, além de ser obtido de fontes minerais, o metanol possui elevada toxicidade e o Brasil precisa importá-lo, uma vez que a produção interna não é suficiente. Neste contexto, o etanol tem um grande potencial para ser utilizado na produção de biodiesel como uma alternativa ao metanol. Além disso, uma rota catalítica heterogênea pode ser aplicada no processo de obtenção de biodiesel como uma alternativa ambientalmente amigável. Diante deste cenário, o objetivo do presente trabalho é avaliar aspetos econômicos relacionados a integração industrial de plantas de etanol e biodiesel via catálise heterogênea. Depois da elaboração e análise da planta de integração proposta neste trabalho, foi possível concluir que existe viabilidade técnica e econômica para a utilização de catalisadores heterogêneos e etanol como matérias-primas para a produção de biodiesel, sendo estes uma alternativa a rota convencional amplamente utilizada pela indústria. |
Abstract: | The current pathway used by the industrial sector to produce biodiesel in Brazil is based on the use of methanol and a homogeneous catalytic route. However, there is an inconsistence in the use of a petroleum derived compound to produce a renewable biofuel. Therefore, it is extremely important to develop new technological routes that could substitute petroleum derived raw materials, considering the finitude of the fossil reserves. It is important to emphasize that, besides being obtained from mineral sources, methanol has high toxicity and Brazil has to import it, since the internal production is not sufficient. In this context, ethanol has a great potential to be used in the biodiesel production as an alternative to methanol. In addition, a heterogeneous catalysis route could be applied in the process to obtain biodiesel as an ecofriendly alternative. Face to this scenario, the objective of this work was to evaluate economic aspects related to the industrial integration of ethanol and biodiesel plants through heterogeneous catalysis. After the design and analysis of the integration plan proposed in this work, it was possible to conclude that there is technical and economic feasibility for the use of heterogeneous catalysts and ethanol as raw materials for biodiesel production, which turn them into an alternative to the conventional route widely used by the industry. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2016. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Energia
|