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https://bdm.unb.br/handle/10483/15134
Título: | Comunicação e sustentabilidade : selos de certificação ambiental como estratégia de comunicação e marketing para o discurso de sustentabilidade das organizações |
Autor(es): | Costa, Camila Shiratsubaki da |
Orientador(es): | Vidal, Delcia Maria de Mattos |
Assunto: | Comunicação e meio ambiente Certificação ambiental Marketing |
Data de apresentação: | Jun-2016 |
Data de publicação: | 7-Nov-2016 |
Referência: | COSTA, Camila Shiratsubaki da. Comunicação e sustentabilidade: selos de certificação ambiental como estratégia de comunicação e marketing para o discurso de sustentabilidade das organizações. 2016. vii, 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O consumidor interessado em produtos que se posicionam como sustentáveis
enfrenta problemas como a falta de informações ou a inconsistência das
informações que são apresentadas pelas empresas, o que dificulta sua decisão de
compra. As certificações ambientais ao mesmo tempo em que fundamentam o
discurso sobre sustentabilidade das organizações, transmitem credibilidade,
confiança e qualidade tendo assim capacidade para diminuir esse hiato. Apesar
disso, a familiaridade e o entendimento do público em relação a esse mecanismo
ainda são baixos. Nesse contexto, o selo de certificação ambiental adquire função
de ferramenta de comunicação e marketing com grande potencial a ser explorado.
Neste trabalho são analisados três selos de certificação ambiental distintos
presentes no mercado brasileiro, o SisOrg, o FSC e o Procel, bem como exemplos
de empresas que os detêm. O objetivo é entender a percepção que essas
organizações possuem sobre a utilização desses selos e como elas têm se
apropriado dessa ferramenta para promover o discurso de caráter sustentável. A
partir disso, foi observado o uso ainda rudimentar dos selos de certificação no
âmbito da comunicação e consequentemente sua presença ordinária ou inexistente
nas estratégias de comunicação e marketing. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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