Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15132
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeandroBatistaAraujo_tcc.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Localização de agências bancárias
Autor(es): Araújo, Leandro Batista
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Instituições financeiras
Bancos
Data de apresentação: 8-Jul-2016
Data de publicação: 7-Nov-2016
Referência: ARAÚJO, Leandro Batista. Localização de agências bancárias. 2016. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A localização de agências bancárias é um fator de extrema importância na potencialização dos resultados obtidos por cada ponto de atendimento de uma rede bancária. Diferentes variáveis devem ser consideradas, a exemplo do poder aquisitivo local, perfil da clientela e de possíveis novos clientes, facilidade de acesso, total de clientes atendidos, segurança, entre outros. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de estruturação de tomada de decisão para a problemática de localização de agências bancárias, com base em uma metodologia de análise multicritério, realizada através de informações e variáveis coletadas junto a um banco comercial localizado em Brasília-DF. A estruturação da proposta foi obtida após um levantamento teórico e a avaliação das principais metodologias existentes acerca de localização de facilidades, fornecendo insumos para a escolha da melhor estratégia e para sua aplicação prática ao problema de localização descrito. Como resultado, foi apresentada a aplicação de um método de auxílio à determinação da localização ótima de uma nova agência bancária, com base na análise e julgamento de fatores críticos de sucesso. A construção da estrutura do problema foi feita com o auxílio do software Expert Choice 11, segundo o modelo AHP (Analytic Hierarchy Process) analisado.
Abstract: The location of bank branches is a very important factor in the enhancement of the results obtained by each attendance spot within a banking network. Different variables must be considered, such as the local purchasing power, the profile of customers and potential new customers, ease of access, total clients served, security, among others. Within this context, this paper proposes a method of decision-making to the location problem of bank branches, focusing on multi-criteria analysis performed through information and variables collected from a commercial bank located in Brasilia, Distrito Federal. The construction of the localization model was obtained after a theoretical assessment and evaluation of the main existing methodologies, providing input for choosing the best strategy and its practical application to the location problem described, presenting as a result the application of a method that assist in determining the ideal location of a bank branch, based on the analysis and judgment of critical factors to the success of this choice. The construction of the method structure was obtained with the aid of Expert Choice 11 software, according to the model AHP (Analytic Hierarchy Process) analyzed here.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons