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https://bdm.unb.br/handle/10483/15131
Título: | Caracterização nacional da estimulação precoce como recurso terapêutico : revisão integrativa da literatura |
Autor(es): | Souza, Karen Soeiro |
Orientador(es): | Alves, Caroline de Oliveira |
Assunto: | Crianças - desenvolvimento Estimulação precoce |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 7-Nov-2016 |
Referência: | SOUZA, Karen Soeiro. Caracterização nacional da estimulação precoce como recurso terapêutico: revisão integrativa da literatura. 2015. 24 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Objetivo: analisar a estimulação precoce no Brasil, identificando diferentes aspectos da
intervenção, população alvo, formas de atendimento e os profissionais envolvidos.
Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa por meio de uma pesquisa de
evidências nas bases de dados eletrônicas contidas no portal da Biblioteca Virtual em
Saúde (BVS). Os critérios de inclusão foram artigos que abordem o tema estimulação
precoce, a partir do ano de 2000, na língua portuguesa. Resultados/discussão: 9 artigos
foram selecionados e analisados de acordo com os temas: População atendida na
estimulação precoce; O papel da equipe transdisciplinar na estimulação precoce;
Influência do treinamento dos pais para o desenvolvimento do bebê na estimulação
precoce e Contexto Nacional. Entre os estudos, a maioria da população atendida eram
recém-nascidos prematuros. Conclusão: a estimulação precoce tem um papel
fundamental no desenvolvimento de crianças com algum tipo de risco para o
desenvolvimento infantil. É potencializada quando realizada por uma equipe
transdisciplinar e com a participação dos pais. Considera-se necessária a publicação de
novos estudos sobre esta temática, a fim de proporcionar uma partilha de experiências e
um maior conhecimento teórico científico para a população acadêmica, profissionais e
estudiosos da área. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2015. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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