Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KarenSoeiroSouza_tcc.pdf446,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização nacional da estimulação precoce como recurso terapêutico : revisão integrativa da literatura
Autor(es): Souza, Karen Soeiro
Orientador(es): Alves, Caroline de Oliveira
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Estimulação precoce
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 7-Nov-2016
Referência: SOUZA, Karen Soeiro. Caracterização nacional da estimulação precoce como recurso terapêutico: revisão integrativa da literatura. 2015. 24 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Objetivo: analisar a estimulação precoce no Brasil, identificando diferentes aspectos da intervenção, população alvo, formas de atendimento e os profissionais envolvidos. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa por meio de uma pesquisa de evidências nas bases de dados eletrônicas contidas no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os critérios de inclusão foram artigos que abordem o tema estimulação precoce, a partir do ano de 2000, na língua portuguesa. Resultados/discussão: 9 artigos foram selecionados e analisados de acordo com os temas: População atendida na estimulação precoce; O papel da equipe transdisciplinar na estimulação precoce; Influência do treinamento dos pais para o desenvolvimento do bebê na estimulação precoce e Contexto Nacional. Entre os estudos, a maioria da população atendida eram recém-nascidos prematuros. Conclusão: a estimulação precoce tem um papel fundamental no desenvolvimento de crianças com algum tipo de risco para o desenvolvimento infantil. É potencializada quando realizada por uma equipe transdisciplinar e com a participação dos pais. Considera-se necessária a publicação de novos estudos sobre esta temática, a fim de proporcionar uma partilha de experiências e um maior conhecimento teórico científico para a população acadêmica, profissionais e estudiosos da área.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2015.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons