Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DelmaFranciscoDaFonseca_tcc.pdf700,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação inclusiva : um estudo sobre a educação inclusiva em uma escola do Distrito Federal
Autor(es): Fonseca, Delma Francisco da
Orientador(es): Martins, Linair Moura Barros
Assunto: Inclusão escolar
Educação especial
Professores e alunos
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 7-Nov-2016
Referência: FONSECA, Delma Francisco da. Educação inclusiva: um estudo sobre a educação inclusiva em uma escola do Distrito Federal. 2015. 65 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Quando a escola recebe uma criança com Necessidades Educacionais Especiais ou algum tipo de deficiência em relação aos demais alunos, ela está se responsabilizando pelo desenvolvimento educacional e social desse aluno. Sendo a escola um ambiente de socialização e inclusão, este trabalho busca apresentar o processo de Inclusão Escolar dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais em uma Escola Classe do Distrito Federal a partir da relação entre professores e alunos. O estudo foi realizado através de entrevista e períodos de observação em sala de aula, classe comum, e sala de recursos multifuncionais e dependências das escolas. A motivação veio do desejo de conhecer o processo de Inclusão e colaborar para novas práticas reflexivas no processo de desenvolvimento da Inclusão. O trabalho apresenta a importância do relacionamento entre professor e aluno no desenvolvimento do processo de ensino e socialização dos educandos com Necessidades Educacionais Especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons