Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ConceicaoFerreiraLeite_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As experiências docentes com o Método Teacch no atendimento de crianças autistas no ensino regular
Autor(es): Leite, Conceição Ferreira
Orientador(es): Silva, Simone Cerqueira da
Assunto: Atendimento educacional especializado
Autismo em crianças
Crianças deficientes - educação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 27-Out-2016
Referência: LEITE,Conceição Ferreira. As experiências docentes com o método Teacch no atendimento de crianças autistas no ensino regular. 2015 56 f. il., Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga - MG. 2015.
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre o ensino do aluno com autismo no contexto do Ensino Regular, o conhecimento dos professores a respeito da aplicação do medo TEACCH, na sala de aula, como ocorre a aplicação do método de aula e como deveria ser o ensino do aluno autista na perspectiva dos professores. Para alcançar o que foi proposto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, a fim de comprovar os objetivos do mesmo. Como instrumentos foram utilizados entrevista e questionário. Participaram do estudo 2 (dois), profissionais que trabalham em escolas públicas. Diante das discussões de resultados, percebe-se que a aplicação do método TEACCH, não ocorre no contexto das escolas investigadas, visto que uma professora esta buscando qualificação sobre o método TEACCH e por acreditar que através dele será capaz de fazer um trabalho diferenciado com os autistas, a outra não tem conhecimento, mas esta sempre em busca de novidades através dos veículos de comunicação (internet) e buscando parceria com a professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado), situação que dificulta muito o trabalho com o método proposto. As professoras que participaram da entrevista acham que o ensino do aluno autista, precisa ser repensado e reestruturado, pois estão com muitas dificuldades de adaptação do currículo comum para este publico alvo. Diante de todos os resultados obtidos, é possível concluir que o conhecimento das professoras sobre o método TEACCH é pouco, e que a falta de qualificação profissional e as políticas públicas são um dos maiores entraves na melhoria e construção do processo ensino aprendizagem dos autistas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons