Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Fernanda Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Meireles, Cecília Alves de | - |
dc.identifier.citation | MEIRELES, Cecília Alves de. Análise da atuação docente no processo de aprendizagem do aluno com síndrome de down. 2015. 83 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho docente no contexto de aprendizagem de alunos com SD, buscando investigar a atuação destes, que podem promover a aprendizagem. Além disso, pretendeu, também, analisar o papel da formação do professor e sua relação com a inclusão escolar, compreender a concepção dele a respeito da SD, e analisar a abrangência de seu conhecimento a respeito dos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Fundamentou-se na abordagem qualitativa, tendo como ferramenta principal o uso da entrevista semiestruturada. O estudo revelou que a concepção das professoras entrevistadas a respeito da SD não é clara, embora tenham consciência de que se trata de alguém que tem limitações, e que, ao mesmo tempo, tem potencial para aprender. As entrevistadas afirmam que o conhecimento que tinham inicialmente sobre a referida síndrome era baseada no senso comum, associada a uma limitação, à pouca autonomia. A compreensão a respeito dos processos de aprendizagem e desenvolvimento desses indivíduos, atualmente, é de que eles são capazes de aprender e se desenvolver como qualquer outra pessoa, respeitadas as suas limitações. Ao longo dessa discussão percebeu-se que o papel da formação inicial e continuada do professor é o de auxiliar na construção do conhecimento, permitindo ao docente em formação o reconhecimento das diferentes possibilidades de desenvolvimento e de perfis de aprendizagem. As professoras reconhecem a necessidade de que esses alunos se sintam pertencentes à turma, de que tenham um suporte adequado, e de que se interajam com os pares. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Down, Síndrome de | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Análise da atuação docente no processo de aprendizagem do aluno com síndrome de down | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-27T12:01:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-27T12:01:27Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15092 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|