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Título: Cultura organizacional : estilos de cultura organizacional
Outros títulos: Cultura organizacional : um estudo de caso
Organizational culture : a case study
Autor(es): Sampaio, Maria Raimunda Borges de
Orientador(es): Torres, Cláudio Vaz
Assunto: Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 15-Fev-2011
Referência: SAMPAIO, Maria Raimunda Borges de. Cultura organizacional: estilos de cultura organizacional. 2008. 51 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Cultura Organizacional é um tema que tem despertado o interesse de estudiosos, pesquisadores e pessoas que trabalham no dia-a-dia das organizações. Diferentes áreas do conhecimento, tais como Administração, Psicologia e a Sociologias, respondem pelo desenvolvimento do tema. Essas áreas têm contribuído de forma significativa para a expansão do conhecimento existente hoje sobre o assunto. A cultura é um processo acumulativo que resulta do aprendizado obtido da totalidade da experiência histórica das gerações antecedentes. As peculiaridades desse processo podem restringir os comportamentos criativos e inovadores dos seres humanos. Na presente pesquisa, o nível de individualismo – coletivismo, uma dimensão cultural comumente pesquisada, foi investigado em diferentes Diretorias de um Órgão do Governo Federal. Observou-se que o coletivismo é o padrão cultural preferido nessas Diretorias. Implicações desses resultados para a gestão da organização são discutidas.
Abstract: Organizational culture is a topic that has been studied by scholars, researchers, and practitioners who are interested in the everyday life of an organization. Different subjects, such as Administration, Psychology, and Sociology have contributed to develop this topic. Culture is an accumulative process, which is a result of the learning that was received from past generations experiences. This process has idiosyncrasies that may restrict creative and innovative behaviors. In the present research, the level of individualism – collectivism, a common cultural dimension, was investigated in different sections of a Federal Governmental organization. It was observed that collectivism is the most preferred cultural pattern. Implications are discussed for the organization human management.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1509
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