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dc.contributor.advisorRamos, Patrícia C. Campos-
dc.contributor.authorCruz, Catia Nogueira da-
dc.identifier.citationCRUZ, Catia Nogueira da. Relações familia-escola na educação e no desenvolvimento intelectual de uma criança com diagnóstico de síndrome de espectro autista. 2015. 42 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem por objetivo identificar formas de interação escola-família, perante a inclusão de crianças com deficiência intelectual. A realidade citada foi de uma criança de seis anos com síndrome do espectro autista que cursa o primeiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Barretos. Os participantes desse estudo foram: a professora da sala regular, a professora da sala de AEE e a mãe da criança. Foram realizadas entrevistas com gravação de áudio. É consenso entre os participantes a importância do apoio familiar no processo de ensino-aprendizagem e conquista da autonomia de crianças com deficiências intelectuais. Para os participantes deste estudo, o trabalho realizado no lar auxilia o processo de inclusão da criança, facilitando sua interação com os colegas e professores. Através dos dados obtidos foi possível concluir que a família exerce um papel muito importante no desenvolvimento pessoal e intelectual das crianças, a ponto que a possível presença de uma deficiência deixe de ter maior destaque do que as potencialidades, como no caso estudado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleRelações familia-escola na educação e no desenvolvimento intelectual de uma criança com diagnóstico de síndrome de espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-21T14:09:27Z-
dc.date.available2016-10-21T14:09:27Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15087-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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