Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Parreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira | - |
dc.contributor.author | Sousa, Tâmara Rios de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Tâmara Rios de. Revisão integrativa sobre formação de recursos humanos para o SUS: o caso dos cursos de Medicina, Enfermagem e Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, 2009 a 2015. 2016. 64 f. Monografia (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde a Lei Orgânica nº 8.080/90, busca-se a consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Este trabalho propõe compreender, no âmbito de formação dos profissionais em Medicina, Enfermagem e Saúde Coletiva, como a produção científica está abordando a contribuição de dessas profissões para consolidação e fortalecimento do SUS, tendo como caminho de investigação os princípios do SUS e análise documental das normativas de formação: Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), sobre as competências e habilidades e os Projetos Político Pedagógicos de Curso (PPPC) da Universidade de Brasília, quanto a referência ao perfil do egresso dos cursos do estudo. Do ponto de vista metodológico foi realizado revisão sistemática integrativa sobre a produção científica nacional publicada no período de 2009 a 2015. A busca foi feita na plataforma Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) para identificar reflexões sobre contribuições das formações das profissões do estudo para consolidação do SUS a partir dos princípios do SUS. Os resultados evidenciaram pouca produção relacionada aos cursos estudados; havendo destaque para o princípio da integralidade na assistência como o mais abordado, o PET Saúde foi objeto expressivo nas produções científicas; apontamentos para importância da docência. Concluiu-se que Medicina e Enfermagem permeiam os princípios do SUS e configuram sentido de responsabilidade social, integralidade da assistência e atuação equânime. Saúde Coletiva trouxe em sua teoria compromisso direto com SUS. Então, os esforços na formação em saúde se mostraram satisfatórios na experiência interdisciplinar e proximidade com a comunidade e suas especificidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Único de Saúde (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos humanos na saúde | pt_BR |
dc.title | Revisão integrativa sobre formação de recursos humanos para o SUS : o caso dos cursos de Medicina, Enfermagem e Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, 2009 a 2015 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T11:47:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-21T11:47:35Z | - |
dc.date.submitted | 2016-07-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15079 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since the Organic Law No. 8.080 / 90, seeks to consolidate and strengthen the Unified Health System (SUS). This paper proposes to understand in the context of training of professionals in Medicine, Nursing and Public Health, as the scientific production is addressing the contribution of these professions for consolidation and strengthening of the SUS, with the research path SUS principles and documentary analysis normative principal training, National Curricular Guidelines (DCN) on the skills and abilities and the Political Projects Pedagogic Course (PPPC) of the University of Brasilia, the reference profile of the egress of the study courses. From a methodological point of view treated is a systematic review of the published scientific production in the period 2009 to 2015. The search was made in the Virtual Library platform of Health (BVS) to identify reflections for contributions from formations of study for professions SUS consolidation from its principles. The results showed little production related to the courses studied; there is emphasis on the principle of integral care as the most discussed, PET Health was the subject of production, but also pointing to the importance of teaching for training. It was concluded that medical and nursing permeate the principles of SUS and configure sense of social responsibility, complete assistance and equal performance. Public Health brought in its commitment theory direct with SUS. Efforts in health education were satisfactory for interdisciplinary experience and proximity to the community and its specificities. The principles of equity and universality had no expression in productions, which points to a gap that strengthened can contribute to the consolidation of SUS. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia
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