Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Dias, Artenizia Leonel | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Artenizia Leonel. Educação inclusiva: formação de professores no curso de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. 2015. 29 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Palmas-TO, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de identificar no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, se a graduação assegura aos futuros profissionais as condições básicas de atuarem com e na educação inclusiva de forma eficiente. E tem como objetivos específicos conhecer as Diretrizes Nacionais para a formação docente; verificar a legislação da Educação Inclusiva no Brasil; analisar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins; discorrer sobre o saber docente e sua pratica em sala de aula numa perspectiva de diversidade e Educação Inclusiva. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde se estou os documentos de referência e autores na temática. Tendo como principais documentos as diretrizes e legislação nacional em torna da educação inclusiva, como a Constituição Federal, as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva e a Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão N 0 4/2007, que dispõe sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins e autores de renome na temática, como Carvalho (2005), Freire (2001), Gallagher (1974), Miranda (2003) e Nogueira (2008). As sínteses construídas ao longo do trabalho nos permitiram fazer um levantamento teórico de como a Educação especial foi sendo construída ou compreendida no currículo do curso de graduação de Pedagogia. Foi possível observar que esse currículo ainda não traz elementos específicos para a formação dos profissionais para atuar na educação inclusiva em todas as demandas feitas pela escola. Sendo deficiente em muitos aspectos, cabendo ao graduando, um maior aporte teórico e prático, tendo em vista também que a educação especial é bastante complexo e dinâmico, necessitando de uma formação constante.Os resultados foram:a) o curso de Pedagogia da UFT-TO não apresenta elementos suficientes para afirmar que o graduando ao se formar terá o conhecimento básico necessário para atuar com a diversidade presente na educação inclusiva.Conclui-se que não é possível afirmar que os graduandos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins ao completar sua formação estejam aptos para atuarem na educação inclusiva de forma eficiente, isto porque o curso oferece pouquíssimo aporte teórico e prático aos alunos, na temática da educação inclusiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva : formação de professores no curso de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T10:05:55Z | - |
dc.date.available | 2016-10-21T10:05:55Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15073 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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